
Quase 90 mil famílias no Pará correm o risco de perder o desconto de até 65% na conta de energia elétrica oferecido pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O motivo é a falta de atualização do Número de Identificação Social (NIS) no Cadastro Único (CadÚnico), exigência para continuar recebendo o benefício.
Os dados foram divulgados pela Equatorial Pará, que reforça o alerta para que os clientes procurem o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo. Segundo a empresa, clientes que estão há dois anos ou mais sem atualização cadastral precisam regularizar a situação com urgência. A sinalização para a atualização aparece na própria conta de energia.
“As famílias devem ficar atentas aos selos informativos nas faturas”, explica Luciana Carmo, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará. Segundo ela, há três tipos de alertas: o selo verde indica NIS válido; o amarelo sinaliza que está prestes a vencer; e o vermelho mostra que o desconto foi cancelado.
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Municípios mais afetados
Entre os municípios paraenses com maior número de famílias que precisam atualizar o cadastro estão Belém (18.241), Ananindeua (7.278), Castanhal (3.093), Marabá (3.862), Santarém (3.529) e Altamira (1.741). No sudeste e sul do estado, destacam-se Parauapebas (3.707), Tucuruí (1.381), Novo Repartimento (1.078), Canaã dos Carajás (1.064), Redenção (941), Santana do Araguaia (917), Ourilândia do Norte (739), Breu Branco (728), Xinguara (587), Eldorado dos Carajás (525), Goianésia do Pará (507), Conceição do Araguaia (482), Tucumã (336) e Rio Maria (215).
Como atualizar o cadastro
Para proceder com a atualização, o Responsável Familiar (RF) deve comparecer ao Cras com o CPF (preferencialmente) ou o Título de Eleitor. No caso de famílias indígenas e quilombolas, qualquer documento de identificação é aceito.
Para os demais membros da família, é necessário apresentar pelo menos um dos seguintes documentos:
- CPF;
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento,
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani);
- RG;
- Carteira de Trabalho ou;
- Título de Eleitor.
Luciana Carmo reforça que muitas famílias ainda não cadastradas podem solicitar o benefício. “Além das ações de atualização, a Equatorial realiza busca ativa para identificar novos beneficiários”, destaca. Quem quiser se cadastrar pode procurar o Cras mais próximo com a conta contrato em mãos ou utilizar os canais de atendimento da Equatorial: WhatsApp (91) 3217-8200, site www.equatorialenergia.com.br, central telefônica 0800 091 0196 ou uma agência presencial.
Quem tem direito
Para receber o benefício da Tarifa Social, a família precisa:
- Estar inscrita no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Ser idoso ou pessoa com deficiência beneficiária do BPC, com renda mensal por pessoa inferior a um quarto do salário mínimo;
- Ter cadastro atualizado nos últimos dois anos;
- Famílias com portadores de doenças que dependem de aparelhos elétricos de forma contínua, com renda mensal de até três salários mínimos;
- Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou com beneficiário do BPC entre os moradores.
A Equatorial Pará reforça que os clientes fiquem atentos aos prazos, pois a não atualização cadastral resulta na perda automática do desconto.
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