Dois pastores belgas com faro para o crime. Foi assim que Zyah e Drayka, cães do Grupamento de Operações com Cães, da Guarda Municipal de Marabá, no sudeste paraense, ajudaram o trabalho de policiais da Polícia Rodoviária Federal e encontraram 73 kg de pasta base de cocaína, em patrulhamento de rotina da PRF.    

A droga foi apreendida na madrugada de sábado (17) e estava escondida no assoalho falso de uma caminhonete Hilux, que vinha do estado de Rondônia. O entorpecente está avaliado em R$ 8,3 milhões.   

Segundo o comandante do canil, Elder Lourenço, o Grupamento com Cães foi acionado pela PRF para prestar apoio às buscas na caminhonete suspeita de transportar droga.

Com o chamado, o veículo foi levado para o canil, onde começaram a varredura. Não demorou muito para Zyah e Drayka indicarem que havia droga embaixo da carroceria do veículo. “O primeiro indicou em baixo do veículo na carroceria e o outro confirmou”, informou o agente da Guarda Municipal.

Utilizando de ferramentas próprias, os guardas municipais e os agentes da PRF começaram a desmontar a carroceria do veículo. O trabalho minucioso durou cerca de cinco horas, até que foram localizados os 65 tabletes de entorpecente, que totalizaram 73,994 kg de droga.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, o acusado de transportar o entorpecente, levantou suspeitas na PRF pois durante a abordagem apresentou nervosismo e estava vindo de Rondônia, que pela facilidade de acesso, é uma das principais rotas do tráfico de drogas. Ao consultar a ficha do motorista, foi constatado ele já tinha antecedes criminais pelo crime de tráfico de drogas. O suspeito contou ainda que estava vindo de Ji Paraná (RO) com destino a Marabá.     

Ele foi preso em flagrante e apresentado, juntamente com o entorpecente, na sede Delegacia da Polícia Federal de Marabá, onde ficou à disposição da justiça.

Pasta base de cocaína estava escondida no assoalho falso de uma caminhonete Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS