A sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBPA).
Os dados apontam ainda que 15 bebês morrem por dia em consequência deste tipo de acidente doméstico. Por um milagre, mais uma morte em decorrência de sufocamento foi evitada graças a ação de um policial militar na noite desta sexta-feira (22), em Parauapebas, no sudeste do Pará.
Uma guarnição do Grupamento Tático Operacional fazia ronda pelo Bairro Cidade Jardim, quando se deparou com Dina Pereira Marques desesperada clamando por socorro com seu filho, um bebê de 2 meses, nos braços.
A criança estava com sinais de engasgamento e a face roxa. Diante da situação, o cabo Muller utilizou técnicas de primeiros socorros (desobstrução), colocando a criança levemente para baixo e realizando pequenos tapas nas costas.
Momentos depois, foi constatado sinais vitais e a criança voltou a respirar. Em seguida, o pai pegou a criança e a acalmou em seu colo. Também foi orientado aos pais levam o menino em um atendimento especializado para avaliação médica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar