plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CRIMES CIBERNÉTICOS

Polícia prende suspeitos por estelionato com uso de celular 

Quadrilha usava mensagens para celulares para coletar informações bancárias das vítimas

Imagem ilustrativa da notícia Polícia prende suspeitos por estelionato com uso de celular  camera Um homem investigado foi preso pelos policiais civis no Sul do Pará | Divulgação PCPA

A Polícia Civil, por meio da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), deflagrou na quarta-feira (08) a Operação "Smishing", que deu cumprimento a mandados de busca e apreensão, e prisão temporária, contra investigados pela prática dos crimes de estelionato e associação criminosa. A ação policial ocorreu no município de Santana do Araguaia, no Sul do Pará. Durante a operação, um homem foi preso preventivamente e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

“Recebemos as denúncias de vítimas que tiveram suas informações bancárias violadas por criminosos, que de posse dos dados realizaram empréstimos e transferências de diversos valores para contas de outras pessoas, com prejuízos em torno de R$ 800 mil”, informou Thiciane Maia, delegada titular da DECCC.

Golpe

"Smishing" é uma forma de "phishing", que usa telefones celulares como plataforma de ataque. O criminoso executa o ataque com a intenção de coletar informações pessoais, incluindo seguro social ou números de cartão de crédito.

"As investigações da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados Por Meio Cibernéticos (DCEP) iniciaram no ano de 2019, e com o apoio de agentes do Núcleo de Investigação (NAI) e da 13ª Região Integrada de Segurança Pública, conseguimos efetivar a ação", informou a delegada Maria de Fátima dos Santos, que coordenou as diligências.

Leia também:

Carro desaparecido é encontrado com restos mortais

Mulheres são presas acusadas de atuar no tráfico de drogas

PF apreende cocaína dentro de embalagens de bombons

No caso investigado, a técnica utilizada era enviar mensagens de SMS às vítimas que acessaram o link e preenchiam o formulário de suposto atualização cadastral bancários. Com os dados digitados, os criminosos invadiam as contas.

Capacitação

A Polícia Civil do Pará vem reforçando o investimento na qualificação dos servidores para repressão a crimes cibernéticos. Com três grandes frentes de trabalho, a DECCC desenvolve os trabalhos de polícia judiciária por meio das divisões de Combate a Crimes Contra Direitos Individuais (DCDI), Crimes Econômicos e Patrimoniais (DCEP) e Crimes Contra Grupos Vulneráveis (DCCV).

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação
📷 Mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a operação |Divulgação PCPA

Para Walter Resende, delegado-geral de Polícia Civil, a busca pelo conhecimento e a constante qualificação para combater a criminalidade e os perigos dos crimes cometidos no ambiente digital, e consequente elucidação de crimes, mostram que a Polícia Civil do Pará está atenta ao combate à modalidade cibernética. “Oferecemos diversas capacitações aos servidores, cujo objetivo é compartilhar as experiências profissionais adquiridas pela DECCC, além de disponibilizar aos discentes participantes, a busca pelo conhecimento, métodos e técnicas necessárias para a elucidação dos crimes”, acrescentou. (Talison Lima – Ascom/PC)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias