Familiares do pequeno Fernando Salomão de Lima, 9 anos, que morreu depois de ser arrastado pelo cavalo que o levava todos os dias para escola, garantem que vão mover uma ação na Justiça, responsabilizando a Prefeitura Municipal de Cumaru do Norte, pela tragédia que ceifou a vida do pequeno Fernando Lima, na última sexta-feira (27). Wemerson Dias Salomão, tio da criança e o pai Sebastião Aparecido, procuram a reportagem para falar da ação que será movida contra a Prefeitura de Cumaru do Norte.
De acordo com o agricultor Sebastião Aparecido, conhecido na região popularmente como "Salaminho", a criança ia para a escola montado de cavalo porque não há naquela região o transporte escolar obrigatório. As crianças da Vila 490, que fica distante cerca de 300 quilômetros da sede de Cumaru do Norte, precisam se deslocar para Escola Municipal Nova Canaã na região.
Assim como o pequeno Fernando Salomão, outras 25 crianças que estudam na mesma turma não são atendidas com o transporte escolar e enfrentam os perigo de ir a pé ou montados em animais. "A tragédia que aconteceu com o meu filho pode acontecer novamente, pois outras crianças, acredito que cerca de 25 crianças que estudam na turma dele, correm o mesmo risco, passam pelo sofrimento para poder chegar a escola’’, lamenta "Salaminho".
A escola em que seu filho estudava ainda é a mesma escola de madeira, coberta com telha de amianto, construída há cerca de 20 anos. O banheiro onde as crianças fazem as necessidades fisiológicas é de madeira e não possui vaso sanitário. A cozinha onde é feita a merenda escolar dos alunos é um puxadinho de madeira.
Veja também!
Joelma volta aparecer com rosto inchado e preocupa no RJ
Compadre Washington pode ser preso a qualquer momento
Dono de bar é preso acusado de tráfico de drogas
A estrada que leva até a escola não tem condições de trafegabilidade o que impossibilita a criação de uma rota para o transporte escolar.
Segundo a família, os moradores da Vila 490 já haviam solicitado várias vezes tanto à prefeitura quanto à secretaria municipal de educação o transporte escolar para atender as crianças do local. Eles dizem que o o transporte foi prometido, mas tudo não passou de conversa e promessa não cumprida, por isso a família resolveu mover uma ação contra a Prefeitura Municipal de Cumaru do Norte.
O OUTRO LADO
A reportagem tentou entrar em contato a Secretaria Municipal de Educação em busca de uma resposta sobre o assunto, mais a ligação não foi atendida.
O pequeno Fernando Salomão Lima, foi arrastado pelo cavalo que o levava todos os dias para a escola. Ao cair do animal as mãos da criança ficaram presas na corda da rédea do equino, que disparou com a criança provocando a morte da vítima, após ser arrastada por vários quilômetros, por caminhos cheios de pau, pedras, água e rochas. (Dinho Santos)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar