Os golpes virtuais estão cada vez mais frequentes e são responsáveis por grandes danos financeiros para pessoas e empresas, principalmente, com a implementação de novas funções dentro do meio de pagamento.
De acordo com informações da Polícia Civil, os golpistas estão criando páginas falsas e oferecendo produtos a um preço abaixo do mercado. O cidadão entra na página falsa, faz a negociação e ele é redirecionado para um WhatsApp.
É aí que tá o perigo, quando a pessoa começa a negociar pelo WhatsApp. O golpista pede uma entrada e afirma que vai enviar a mercadoria, um tênis, notebook, celular, por exemplo, assim que receber “essa entrada”. Quando a vítima faz o pix com o valor, o golpista desaparece.
Ainda segundo a Polícia Civil, o golpista fornece o pix de uma terceira pessoa para que o pagamento seja feito. Só depois que a vítima não recebe o produto é que percebe que caiu em um golpe.
Somente na Delegacia de Polícia Civil do Núcleo Cidade Nova em Marabá, são registradas de 10 a 15 ocorrências por semana.
Confira algumas dicas para não cair em golpe:
Pesquise a confiabilidade do site
Ao acessar o site, você pode verificar informações essenciais para saber se é confiável ou não. Confira os canais oficiais de comunicação, se há informações coerentes, se disponibilizam outros meios de contato (como redes sociais e SAC), se está atualizado e fique atento sobre como encontrou aquela página da internet.
Sites com poucos elementos ou com anúncios sensacionalistas têm tendência a serem fraudes para chamar a atenção e garantir a venda sem muita pesquisa do consumidor. Na hora de realizar uma compra online, não tenha receio de buscar informações para se sentir seguro e ter certeza da melhor escolha.
Fique atento para a qualidade do conteúdo
Seja criterioso na hora de analisar o site de compra. Erros de português e fotos de má qualidade são indicadores de que a loja online não é confiável.
Procure sites que tenham imagens do produto, ficha técnica, como funciona e o máximo de informações que puder ter sobre a aquisição. Confira as redes sociais vinculadas ao site para verificar se estão atualizadas e se são o canal oficial. Isso traz credibilidade e mostra que a loja é segura para compras.
Veja também:
Agressores são presos após descumprirem medidas protetivas
Vanzeiro é morto com 15 tiros em estabelecimento comercial
Fuja de promoções com preços muito abaixo do mercado
Tenha muito cuidado com valores muito reduzidos que você se sente tentado a comprar com urgência para não perder a oportunidade.
Essas são “iscas” que podem confundir muitos consumidores, levando a comprar por impulso do momento. Quando encontrar essas ofertas, fique mais atento ao realizar a compra e desconfie. Na dúvida, entre em contato com a loja para ter mais confiança de que é seguro e de que as informações do anúncio são verdadeiras. (Com informações de Edinaldo Souza)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar