No Brasil, a quantidade de imagens de abuso e exploração sexual infantil encontradas na internet cresceu 70% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com 2022, sendo a maior alta desde 2020, segundo a organização não governamental SaferNet.
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a operação Jay Jay, para combater o crime de compartimento de arquivos envolvendo abuso sexual infantojuvenil. No cumprimento de um mandado de busca e apreensão, foi apreendido um computador com indícios de ter sido usado para transmissão de fotos e vídeos ilegais.
A investigação partiu do rastreio de Redes P2P (que conectam entre si usuários da internet sem a necessidade de um servidor intermediário). Foi identificado que a conexão partiu de um estabelecimento comercial dentro do Aeroporto de Redenção, por isso o local foi alvo do mandado de busca e apreensão cumprido nesta manhã.
LEIA TAMBÉM:
- Policiais são presos por escolta de 16 toneladas de drogas
- Preso homem que engravidou menina de 11 anos no Pará
- Pai, mãe grávida e duas crianças morrem em grave acidente
O computador apreendido tinha rastros de compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil.
O autor do crime ainda não foi identificado. A partir da perícia e análise do computador será possível obter mais informações para se chegar à pessoa que fez os compartilhamentos.
Nome da operação
O nome da operação faz referência a um antigo desenho infantil chamado “Jay Jay, O Jatinho”, uma vez que os compartilhamentos partiram de um hangar dentro do Aeroporto de Redenção.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar