As polícias Federal e Rodoviária Federal têm intensificado ações de repressão ao contrabando do minério manganês. De acordo com a PF, diversas operações são realizadas todos os anos.
No último domingo (5), por volta das 10h30, durante uma fiscalização de rotina, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 40 toneladas de minério manganês sendo transportadas ilegalmente, no quilômetro 243 da BR-222, em Marabá, sudeste do estado.
Um caminhão trator, com seus semirreboque e reboque estavam carregados de manganês. O veículo foi abordado a fim de averiguar a legalidade da carga.
LEIA TAMBÉM:
- Vídeo: caminhoneiro vê discussão de casal e atira em homem
- Vídeo: motorista foge de blitz e capota carro no Pará
- Motorista de aplicativo tem casa invadida e é morto a tiros
Durante o procedimento de fiscalização, o condutor não apresentou nenhum documento que comprovasse a legalidade da carga, caracterizando assim o transporte ilegal.
Diante dos fatos, o condutor e a carga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Marabá, a fim de que fossem tomados todos os procedimentos cabíveis, em tese, pelo crime de Usurpação de Bens da União, com pena de detenção, de um a cinco anos e multa.
O QUE É?
Considerado o décimo segundo elemento mais abundante da Terra e o quarto metal mais utilizado no mundo, depois do ferro, cobre e alumínio, o manganês é utilizado de maneira indireta pela indústria e essencial na fabricação de ligas metálicas, principalmente quando combinado com o ferro, na produção de aço. Pode ainda ser utilizado em ligas de cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar