As autoridades do município de Parauapebas no sudeste do Pará confirmam a morte de pelo menos 10 pessoas em uma tragédia que aconteceu na noite deste sábado (9). Um acampamento de trabalhadores do Movimento Sem Terra foi atingido por um incêndio de grande proporção. As chamas, que começaram como um princípio de incêndio, rapidamente se alastraram, causando pânico na comunidade.
As investigações preliminares apontam que o fogo teve origem em material altamente inflamável de cabos de internet que estavam sendo instalados na região. A antena de internet teria esbarrado em uma rede de alta tensão, gerando a descarga de energia e resultando no incêndio no local. A suspeita recai sobre as condições inadequadas de manuseio ou possíveis falhas na instalação desses cabos. As autoridades acreditam que pode haver mais vítimas.
Entre as vítimas, estão três prestadores de serviços de empresa de internet e membros do movimento sem terra que ocupava o acampamento. A identificação das vítimas está sendo realizada pelas autoridades locais, enquanto equipes de resgate e bombeiros trabalham no local para conter as chamas restantes e investigar a extensão dos danos.
Veja também:
- Vídeo: coronel dá um soco em vizinho após discussão, veja!
- Vídeo: acusado de matar garçom é condenado a 19 anos
- Vídeo: caminhoneiro é esfaqueado após discussão em posto
A tragédia teria se iniciado por causa da explosão de um transformador de energia elétrica e as chamas se alastraram muito rápido pelas barracas de palha.
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermem (MDB) esteve no local e gravou um vídeo. Até então as informações eram de que nove pessoas tinham morrido na tragédia, e ele mesmo confirmou a morte de mais uma pessoa. “Estamos aqui no acampamento da Palmares e infelizmente a tragédia é muito maior do que a gente imaginava”, declarou. “Viemos aqui para dar o apoio e quem puder trazer água, alimentos... a situação está muito triste aqui...”, disse.
A preocupação do prefeito é de que mais pessoas tenham morrido, porque, segundo ele, a corrente de energia se espalhou pela cerca, que é de material que conduz energia.
A Prefeitura Municipal de Parauapebas emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido.
Nota de Esclarecimento
"A Prefeitura de Parauapebas lamenta profundamente o incêndio ocorrido no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Palmares 2, nesta noite de sábado, 9, que resultou em vários mortos e feridos."
"A prefeitura está dando total apoio às vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias de base estão no local para prestar os devidos atendimentos."
"A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Defesa Civil municipal, também está à disposição para apoio às vítimas, juntamente com o Instituto Médico Legal (IML), Corpo de Bombeiros e as polícias Militar e Civil."
"O governo municipal se solidariza com familiares e amigos dos que tiveram a vida ceifada nesta tragédia e espera que, em breve, a causa do incêndio seja esclarecida e, havendo culpados, que sejam punidos no rigor da lei."
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar