Ação conjunta da Polícia Federal, ICMBIO e Polícia Militar Ambiental desmobilizou cinco garimpos de ouro e cobre em São Félix do Xingu. Foi à operação Abre Alas, deflagrada na última terça-feira (23), no sul paraense.
Foram desativados 14 acampamentos e destruídas cinco escavadeiras hidráulicas, 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto. A inutilização é feita na impossibilidade de remover o maquinário do local.
Também foram apreendidas armas e munições. Quatro garimpos de ouro e um garimpo de cobre foram flagrados em funcionamento pelos agentes do estado e tiveram as atividades imediatamente paralisadas.
LEIA TAMBÉM:
- Mãe morre e filho fica ferido em grave acidente de trânsito
- Criminosos de alta periculosidade são procurados no Pará
- Polícia procura por atirador e motoqueiro autores de morte
As ações conjuntas têm como objetivo impedir o avanço da contaminação dos rios Aquiri e Itacaiúnas, que recebem a massa de rejeito e mercúrio em suas bacias.
Diversos trabalhadores foram ouvidos e com base nos depoimentos, foram identificados financiadores das atividades ilícitas.
A operação faz parte do conjunto de ações dos órgãos ambientais e da Polícia Federal para identificar a origem da contaminação da bacia hidrográfica da região.
A Polícia Federal irá instaurar inquéritos para apurar a conduta dos infratores, que poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e crimes do Estatuto do Desarmamento.
Foram mobilizados 24 policiais federais, agentes do ICMBIO e policiais militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Pará, além do uso de aeronave.
VEJA O QUE O DELEGADO DA PF, LEONARDO ARAÚJO, FALA DA OPERAÇÃO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar