Uma operação desencadeada pela Polícia Civil da cidade de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, que com o apoio de policiais civis das cidades de Tucumã e São Félix do Xingu, resultou na prisão de um ex-servidor público acusado de envolvimento no crime de peculato.
Denominada de Operação "Mormaço" a ação policial foi fruto de investigações iniciadas há cerca de seis meses no intuito de apurar o furto de 30 centrais de ar, que foram levadas da Secretaria Municipal de Educação de Ourilândia do Norte.
O ex-servidor Railson de Miranda Vilarinho, é apostado como o principal suspeito de participação no crime que deu um prejuízo de mais de R$ 90 mil reais aos cofres públicos.
Veja também:
- Polícia prende homem por violência sexual contra adolescente
- Segundo envolvido no assassinato de caminhoneiro é preso!
- Eletricista foragido é preso enquanto fazia manutenção
Ainda durante a operação, foram compridos mandados de busca e apreensão o de prisão preventiva. As investigações seguem no intuito de descobrir a participação de outros envolvidos no crime.
O ex-servidor se encontra recolhido na Delegacia de Polícia Civil de Ourilândia do Norte, a disposição da Justiça.
O CRIME
O peculato é um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral. Caracteriza-se pela apropriação efetuada pelo funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.
O nome da operação, Mormaço, vem do termo referente a temperatura abafada e quente. Muito utilizada na região norte, serve para descrever as altas temperaturas que fazem, principalmente no verão amazônico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar