Devido ao aumento do transporte irregular de produtos florestais provenientes de desmatamentos ilegais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as ações de fiscalização para combater crimes ambientais, assegurando a preservação do meio ambiente e a aplicação da legislação vigente.
No último final de semana, a PRF apreendeu 75 metros cúbicos de madeira transportada ilegalmente durante uma fiscalização no quilômetro 323 da BR-155, em Marabá, no sudeste do Pará.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- PRF apreende carga com 40 m³ de madeira exótica em Marabá
- PRF apreende carga ilegal de madeira serrada na BR-155
- Estacas e mourões de acapu são apreendidos pela Sefa
A equipe da PRF estava realizando a fiscalização de veículos de carga quando abordou dois caminhões na BR-155. Os caminhões estavam transportando 75 m³ de madeira da espécie acapu, protegida por uma legislação específica que proíbe seu corte e comercialização.
Espécie Acapu
O acapu, cujo nome científico é Vouacapoua americana, é uma árvore de madeira dura nativa da Amazônia. De crescimento muito lento e tolerante à sombra, essa espécie pode atingir até 40 metros de altura. A madeira do acapu é de grande importância devido às suas características únicas e sua durabilidade.
Usos
- Construção Civil: Utilizada na construção de estruturas que exigem alta durabilidade e resistência.
- Mobiliário: Aplicada na fabricação de móveis de luxo devido à sua beleza e resistência.
- Marcenaria: Empregada na confecção de pisos, painéis e objetos de decoração.
- Indústria Naval: Devido à sua resistência à umidade e ao apodrecimento, é usada na construção de embarcações e outras estruturas marítimas.
ASSISTA AO VÍDEO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar