Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020, empresários de todos os setores sentiram o efeito negativo da pandemia nos negócios. Com a economia caminhando para um recesso, boa parte das empresas precisou estabelecer cortes de gastos, e um dos primeiros em setores como Comunicação e Marketing. Na contramão deste cenário, algumas empresas investiram muito mais na área e a consequência dessa decisão acertada foi o crescimento e o reconhecimento local.
Quem viveu esses dois lados foi a empresária Norimar Muller, jornalista e fundadora da empresa NM Comunicação, que atua nas capitais do Pará e Amazonas. A empresária é a atual presidente da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil seção Pará. (ADVB-PA).
A empresária, que é especialista em Comunicação Corporativa, com MBA em Marketing e vários cursos de Marketing Digital, ressalta que o cenário de negócios em 2020 foi muito peculiar. E mesmo tendo ajudado outras empresas no período, também enfrentou junto aos seus clientes as incertezas. “A pandemia será sempre lembrada como um divisor de águas no fazer negócios. Nada é como antes. Todos nós empresários ficamos apreensivos. Diariamente lidamos com riscos, com investimentos, mas o cenário na época foi um dos mais improváveis e instáveis. Hoje, a pandemia não acabou. Ainda enfrentamos alguns reflexos, mas acredito que passamos a nos conhecer melhor, conhecemos melhor nossos clientes e as fragilidades dos negócios”, comenta.
De acordo com uma pesquisa realizada em junho de 2020 pelo Comunique-se em parceria com a Abracom, mais de 80% das agências perderam faturamento mensal devido à pandemia da Covid-19. Assim como outras empresas, a NM também foi afetada, mas mesmo no período mais crítico conseguiu fechar novos contratos e aumentar o faturamento com a chegada de novos clientes e de diferentes segmentos. “A importância do posicionamento e de ser percebido como autoridade foi um movimento crescente nesse período da pandemia. A assessoria de imprensa e o marketing digital estão muito ligados. Não basta apenas publicar conteúdo, é preciso ter autoridade e credibilidade para ser reconhecido. E quem não combina os dois já está atrasado quando se trata de construir ou consolidar uma marca”, comenta.
De acordo com Norimar houve um aumento considerável no interesse de empresas e profissionais liberais em contar com o apoio da agência para fortalecer o trabalho de comunicação. A NM, portanto, viu o número de clientes crescer. “Em Belém, logo em março de 2020, início da pandemia, fomos procuradas pela Dra. Daniele Boulhosa, médica psiquiatra para iniciar o trabalho de comunicação que inclui tanto assessoria de imprensa quanto redes sociais. Fizemos um trabalho de posicionamento digital e na mídia local e em poucos meses, a médica se tornou uma das principais porta-vozes do assunto, com reconhecimento nacional, com a participação da médica em várias palestras, além do aumento de número de pacientes”.
Ainda na área de saúde, a NM também fechou contratos com outras clínicas médicas e psiquiátricas, uma das maiores demandas para o setor neste período. “Em Manaus, conquistamos como clientes a Pensare, o primeiro hospital dia da Região Norte, que nos procurou para o trabalho de posicionamento digital e offline para divulgarmos este serviço tão específico. E ainda a Vittamedic que é uma clínica de saúde integral, onde estamos fazendo um trabalho com marketing de conteúdo e assessoria de imprensa, destacando os cuidados com a saúde de modo geral. Devido à pandemia, nos especializamos ainda mais no atendimento à área de saúde”, diz Norimar, que já tem no portfólio da agência, clientes como o Hapvida.
Outro segmento afetado pela pandemia foi o de educação. Os desafios do ensino híbrido e as mudanças geradas na vida de professores e alunos foram alguns dos temas trabalhados pela agência com o Colégio Physics, de Belém. “O Colégio Physics investiu em um contrato fixo com assessoria de imprensa pela primeira vez em muitos anos, mostrando o quanto a empresa percebeu a importância do serviço de comunicação nesse período. A pandemia foi responsável por tornar ainda mais visível a necessidade de as empresas buscarem formas de se destacarem de forma competitiva num cenário tão desafiador como o que vivemos.”
TRANSFORMAÇÃO ADVB
A coluna TransformAÇÃO é uma parceria da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil seção Pará (ADVB-PA) e DOL com o objetivo de reforçar o setor de marketing e vendas do Estado, que estimula e reconhece as ações do empresariado local que se reinventaram na pandemia.
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