plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Grupo de risco terá atenção do Ministério das Cidades

Homens, mulheres e crianças em situação de rua terão olhar especial do Governo Federal através dos ministério das Cidades e dos Direitos Humanos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Grupo de risco terá atenção do Ministério das Cidades camera Ministro Jader Filho avalia estudo junto aos Direitos Humanos | Joédson Alves/Agência Brasil

Prioridade

Homens, mulheres, crianças e idosos, que vivem em situação de rua nas principais cidades do país, passam a ter prioridade na atenção e nos esforços do governo federal, a partir do compromisso firmado entre os ministros Jader Filho, das Cidades, e Silvio de Almeida, dos Direitos Humanos, na última quarta-feira (5). Dados do Ipea mostram que existem 281 mil pessoas morando nas ruas. Na reunião, os ministros concordaram que as alternativas podem estar dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, com participação das prefeituras e inclusão no Orçamento Geral da União, a partir de 2024.

COP30

A Conferência da ONU para o Clima (COP 30) será em 2025, mas Belém já vive um aquecimento nos mais diversos setores de economia e negócios. Atentos à grande quantidade de visitantes nacionais e internacionais prevista para o evento, cursos especializados em espanhol já oferecem pacotes especiais – focados em conversação – para quem terá contato mais direto com os visitantes. A hotelaria também se movimenta para atender à alta demanda da COP 30. Vários projetos estão em estudo para dotar Belém de novos hotéis, a fim de reduzir o déficit de leitos da capital paraense.

MULHER

A votação das propostas do Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal termina no dia 14 de julho. Um dos eixos prioritários é o programa “Mulher Viver Sem Violência”, que vai fortalecer a proteção e a assistência às mulheres em situação de violência. Além disso, o Ministério das Mulheres trabalha para promover a autonomia econômica e a participação política. A paraense Carmen Foro, secretária de Articulação Nacional, reforça a importância da participação popular na votação do PPA, a fim de garantir que as políticas públicas reflitam as demandas e necessidades das mulheres brasileiras.

UNIVERSIDADE

Os debates para a criação da Universidade Federal da Amazônia Tocantina (Ufat) foram retomados no Seminário de Desenvolvimento da Região Tocantina, que reuniu professores, movimentos sociais, gestores, parlamentares, pesquisadores e comunidade estudantil em defesa de uma universidade para o Baixo Tocantins. Com sede em Cametá, a Ufat pretende ser um marco para o desenvolvimento científico, cultural e educacional da região. O Campus do Tocantins, maior do interior em número de alunos, será a sede da nova universidade.

EXPEDIENTE

O Governo do Pará reduziu o expediente nas repartições públicas estaduais nas próximas sextas-feiras de julho. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 7. O expediente nos órgãos e entidades da administração direta e indireta nos dias 14, 21 e 28 de julho será de 8h às 13h. Segundo o decreto, os órgãos de arrecadação, saúde pública, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística terão escalas de serviço, a fim de evitar prejuízos à população. O expediente será compensado com o acréscimo de 1h à jornada normal diária de trabalho.

ADVOGADOS

O Brasil é o país com maior número de advogados por habitantes. Segundo um estudo feito recentemente pela OAB, considerando dados da International Bar Association, estima-se que para cada 164 habitantes existe um profissional de direito. A grande oferta gera um cenário de incertezas e uma crise de empregabilidade. A cada ano, as universidades colocam no mercado mais de oito mil profissionais, o que tem inspirado eventos nacionais destinados a aproximar recém-formados das empresas especializadas em recrutamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Colunistas

    Leia mais notícias de Colunistas. Clique aqui!

    Últimas Notícias