plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
VIDA ÚTIL

Fique atento ao momento certo para trocar de caminhão

Quebras frequentes, queda de desempenho ou defasagem tecnológica são fatores que devem ser observados pelo proprietário do caminhão, antes de trocá-lo

Fique atento ao momento certo para trocar de
caminhão
📷 |(crédito: Divulgação)

Por mais cuidadoso que seja o proprietário, chega um momento em que é preciso comprar um caminhão novo. A manutenção periódica garante o bom desempenho do veículo de carga, mas isso durante seu tempo de vida útil. No fim desse prazo, a tendência é que os custos com a manutenção sejam recorrentes. Mas há outro fator que leva à necessidade de troca: a evolução tecnológica. Caminhões mais modernos são mais eficientes que os antigos.

Saber exatamente qual a hora certa pra fazer a troca não é tão simples pra maioria dos proprietários. Até porque, em se tratando de aquisição de veículo usado, há o risco de se fazer um negócio ruim, comprando um veículo pior do que o antigo. Pra se prevenir, é importante evitar negócios com pessoas desconhecidas, pra não cair em golpes.

Se o caminhoneiro tiver condição de comprar um veículo novo, ele o fará sempre numa concessionária autorizada. O risco está na compra de veículos seminovos ou usados, cuja negociação pode ser feita entre pessoas físicas. O ideal é procurar lojas e revendas que façam a devida manutenção antes de colocar o caminhão à venda e deem garantia em respeito ao cliente e à legislação vigente”, diz Hovani Argeri, diretor geral da Via Trucks, loja DAF em Contagem (MG), Guarulhos e São Bernardo do Campo (SP).

Fique atento ao momento certo para trocar de
caminhão
📷 |(crédito: Divulgação)

Comprar em lugares confiáveis é só uma dica para a troca. Antes de tomar essa decisão é importante atentar a certos sinais que mostram que está na hora de se desfazer do caminhão antigo. Alguns deles:

QUEBRAS FREQUENTES – Se você é cuidadoso, do tipo que faz as manutenções preventivas e, mesmo assim, seu caminhão vive quebrando, está na hora de trocá-lo. É que certamente a vida útil dele está no fim – e, neste caso, não adianta trocar peças, porque elas sofrem influência do conjunto de partes que formam o veículo, que já está todo desgastado. Insistir em usá-lo só resultará em mais custos e menos retorno financeiro, pois ele ficará parado com frequência. Sem contar os riscos de acidentes

QUEDA DE DESEMPENHO – Pode ocorrer do caminhão não quebrar com frequência, mas perder torque ou velocidade e até mesmo ficar mais barulhento. Essa queda de desempenho resulta em mais consumo e emissões e torna as viagens mais demoradas e cheias de incertezas com relação ao que pode acontecer durante o percurso. Barulhos estranhos ou excessivos também geram preocupação, porque em certos casos indicam a possibilidade de quebra de peças importantes. Além disso, mesmo que não seja nada grave, um veículo barulhento torna a viagem desconfortável. São indicativos de que é preciso fazer a troca.

TECNOLOGIA – Seu caminhão pode estar bem mecanicamente e com bom desempenho dentro das especificações. Porém, a sofisticação cada vez maior do setor de transportes exige que o caminhoneiro tenha em mãos uma ferramenta de trabalho equipada com as tecnologias mais recentes. Veículos novos são desenvolvidos pra serem melhores que os anteriores, consomem menos, oferecem mais conforto e saem de fábrica adaptados pra realidade atual. Não significa que seja necessário trocar todos os anos, mas é bom contar com o equipamento mais atualizado possível.

Observados esses sinais e constatado que o caminhão já não atende mais às necessidades da operação, vem a segunda parte, que é pesquisar preços e oportunidades oferecidas pelo mercado.

E caso não tenha como pagar à vista, escolha o melhor financiamento, pra não pagar juros muito altos nem se ver em apuros com parcelas pesadas na sua renda mensal de caminhoneiro, com um custo que faça sentido nas suas finanças pessoais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias