plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Limpeza do motor do carro reduz consumo de combustível

Resíduos no sistema de alimentação do motor dificultam o fluxo e provocam maiores gastos, porém a manutenção prévia ajuda a economizar combustível nesse período de alta nos preços

Imagem ilustrativa da notícia Limpeza do motor do carro reduz consumo de
combustível camera Veja dicas de como reduzir o consumo de combustível. | Divulgação

Em tempos de elevados reajustes nos preços dos combustíveis, é mais que necessária uma limpeza regular das peças de um veículo, para evitar o consumo desnecessário e gerar maior economia na hora de abastecer. É que os resíduos carbonizados depositados no sistema de alimentação do motor são um dos grandes vilões automotivos, pois essas pequenas partículas de impurezas derivadas da queima incompleta dos combustíveis muitas vezes se alojam em áreas que dificultam o melhor desempenho do automóvel.

O excesso de carbono nas peças do propulsor pode formar crostas que restringem o processo de filtração e dificultam a passagem de combustível e a combustão – que necessita das passagens de ar e de combustível pra gerar a queima total. O maior consumo ocorre na tentativa de desentupir pontos de sujeira e de garantir o fluxo, pois o motor acaba gerando força redobrada – e essa energia extra produzida também causa maior vibração no carro e superaquecimento no motor, com risco até de danificar componentes. “A sujeira impede a queima correta do combustível, o que empobrece a mistura de oxigênio e combustível. Isso gera problemas que vão de falhas na marcha lenta a perda de potência do veículo e até a obstrução da bomba de óleo”, ressalta Célio Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel na América Latina.

O uso de combustíveis adulterados também pode acelerar o processo de carbonização, pois a adição de substâncias impróprias na composição ‘desregula’ a combustão, resultando em mais resíduos dentro do motor. O acúmulo de sujeira pode comprometer o funcionamento do corpo da borboleta, dos bicos injetores, das câmaras de combustão e dos sensores.

Por isso que a desobstrução das áreas internas carbonizadas – sobretudo no sistema de alimentação do motor – deve ser feita por profissionais, com a aplicação de produtos descarbonizantes. “A manutenção preventiva contribui pra detectar possíveis áreas com sujidade e ajuda a manter a saúde do carro em dia. E soluções descarbonizantes como o Loctite SF 7979 Power Clean agem na diluição e na remoção completa do carbono acumulado em motores, além de prevenir a formação de depósitos de resíduos. A limpeza correta permite que se alcance a melhor eficiência do combustível e do automóvel”, complementa o profissional da Henkel.

Esta e mais notícias no site do Auto Destaque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias