Diário Online
MAIO AMARELO

10 dicas para uma direção mais segura e consciente

Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, o movimento Maio Amarelo foi iniciado em todo o Brasil para promover a segurança de motoristas e pedestres

sexta-feira, 06/05/2022, 16:26 - Atualizado em 06/05/2022, 16:25 - Autor: VICTOR PINTO

Google News

 

| (crédito: Divulgação)
  

O movimento Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, também auxilia condutores a buscar uma rotina mais responsável ao volante. E a LeasePlan, empresa com mais de 50 anos no mercado de terceirização e gestão de frota, lançou o aplicativo My LeasePlan, que tem como objetivo promover um trânsito mais seguro, já que auxilia de forma efetiva no dia a dia do condutor, promovendo sua conscientização por meio da tecnologia e de um exclusivo sistema de gamificação. Além disso, os especialistas em trânsito seguro da LeasePlan separaram 10 dicas para uma direção preventiva e defensiva. Confira:

1)   Nada de dirigir e falar ao celular. Para não cair em tentação, uma boa dica é: ao entrar no carro, coloque o celular no modo “não perturbe”.

2)   Falando em celular, não tem como não citar a nova rotina de reuniões online pós pandemia. Por aqui, vale a mesma dica: celular e direção não combinam e ainda coloca você e os demais em risco.

3)   Dirija com cuidado e calma. Está estressado? Procure não pegar o volante. Que tal optar por uma caminhada para aliviar o nervosismo?

4)   Sempre faça a manutenção preventiva do seu veículo, verificando luzes, limpadores de parabrisa, freios, óleo, pneus etc.

5)   Seja tolerante com pedestres e ciclistas. Lembre-se sempre: respeito é o melhor caminho para uma sociedade e um trânsito mais gentil.

6)   Vai enfrentar longos percursos? Em média, a cada duas horas dirigidas, faça uma parada de 15 minutos para descansar e não perder o foco durante a direção.

7)   Ofereça carona aos colegas de trabalho pra reduzir a quantidade de veículos nas ruas. Além de colaborar com o trânsito, o meio ambiente agradece!

8)   Para viagens que duram menos de 10 minutos, opte por ir andando ou usar transporte público, sempre que possível.

9)   Andar colado no veículo da frente não vai fazer você chegar antes onde quer que seja. Por isso, respeite a distância de 1,5 metro, caso você esteja rodando na cidade – aumente essa distância se estiver numa rodovia. E não esqueça de usar o obrigatório cinto de segurança.

10)  Em dias chuvosos, redobre a atenção. Afinal, dirigir na chuva é sempre um desafio. Por isso, quando a pista estiver molhada, mantenha a velocidade do veículo abaixo da velocidade máxima da pista.

Veja mais no site do AutoDestaque.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS