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MAIO AMARELO

Pneu necessita sempre de manutenção preventiva

Checagem deve acontecer de forma adequada e periódica, com atenção especial aos pneus, únicos pontos de contato com o solo

Pneu necessita sempre de manutenção preventiva
📷 |(crédito: Divulgação)

Alertar os motoristas para um trânsito mais consciente e investir na segurança deles é uma preocupação constante da RR Pneus Bridgestone. Dessa forma, no mês da conscientização sobre a segurança no trânsito, conhecido como Maio Amarelo, a revendedora de pneus compartilha 10 cuidados sobre manutenção preventiva que vão aumentar a segurança e a performance do veículo.

1. Os pneus devem ser calibrados semanalmente, de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.

2. O rodízio dos pneus é importante para um desgaste uniforme. Para isso, deve ser realizado a cada 8 mil quilômetros rodados nos veículos com pneus radiais e a cada 5 mil quilômetros rodados em veículos com pneus diagonais.

3. O excesso de peso do veículo compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações no mesmo. Por isso é essencial evitar a sobrecarga.

4. Além dos pneus, o motorista deve realizar a manutenção preventiva de todo o veículo, incluindo amortecedores, molas, freios e rolamentos, entre outros itens.

5. Deve-se utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do veículo. É que as partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada e a utilização de pneus e rodas diferentes altera este equilíbrio.

6. O alinhamento da suspensão e o balanceamento dos pneus devem ser realizados sempre que o veículo sofrer impactos fortes, na troca dos pneus (quando apresentarem desgastes irregulares), na substituição de componentes da suspensão, quando o veículo estiver ‘puxando’ para um lado ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

7. Sempre utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará aumento do consumo de combustível, perdas na estabilidade e piora na durabilidade das peças do veículo.

8. Periodicamente, o motorista deve observar o indicador de desgaste da rodagem do pneu, chamado TWI e que mostra o limite para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com ele careca. O limite de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro.

9. O pneu não deve entrar em contato com derivados de petróleo ou solventes, que atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.

10. A direção agressiva deve ser evitada, como freadas fortes e mudanças bruscas de direção. E o condutor deve ficar atento à existência de buracos, lombadas e imperfeições de piso.

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