A compra de um carro usado muitas vezes é a realização de um sonho, porém a transação pode se tornar um pesadelo se alguns cuidados não forem tomados, trazendo problemas para o comprador. Isso porque criminosos se aproveitam para aplicar golpes, que podem inclusive trazer riscos pra segurança dos que utilizam o automóvel.
Segundo levantamento feito pela Super Visão, uma das maiores redes de franquias de vistorias automotivas do Brasil, que usou dados referentes as vistorias Certicar e Cautelar, os golpes são realizados com frequência e cerca de 13% dos automóveis apresentam adulterações, sinistros, falta de regularização ou reparos estruturais motivados por danos severos. E 27% têm restrições que depreciam o carro ou podem causar transtornos na hora da regularização.
Aqui vai uma lista com os principais golpes realizados na hora de comprar um veículo usado:
OCULTAR COLISÕES – Bater o carro pode comprometer a lataria e por isso os reparos devem ser feitos com peças autênticas, pra não desvalorizar o veículo. Porém, o valor desse serviço (e das peças) costumam ser mais elevados e muitos optam por apenas disfarçar as batidas, colocando uma “massa” e pintando por cima.
ADULTERAR A QUILOMETRAGEM – Neste caso, o proprietário reduz a quilometragem percorrida pra valorizar o veículo. Por isso é importante verificar outros aspectos do veículo, como bancos, volante e câmbio, que podem ser bons indicativos da condição real do mesmo.
CARGA NO AR-CONDICIONADO – Pra mascarar falhas no ar-condicionado, alguns dão uma carga de gás no aparelho. Mas é importante verificar se não há algum vazamento pois, se houver, pode ser que o aparelho pare de funcionar de novo num curto período.
PEÇAS PIRATAS – Às vezes, as peças precisam ser trocadas, seja por colisão ou por ação do tempo. Porém, como as peças originais são caras, muitos optam por peças paralelas. É importante evitar peças piratas, que parecem originais, mas têm uma qualidade muito inferior.
SITUAÇÃO DOS PNEUS – Alguns mascaram os defeitos e desgastes dos pneus com produtos como silicone e reparador, para que pareçam novos. Como um pneu padrão costuma durar mais ou menos 40 mil quilômetros, é preciso ficar atento se a troca foi feita antes de atingir essa marca ou se os pneus aparentam estar novos demais.
CARRO COM VALOR MUITO ABAIXO DA TABELA – Existem quadrilhas especializadas em falsificar documentos e clonar carros advindos de furtos ou roubos. Há também pessoas que compram o veículo em nomes de laranjas e vendem por um preço mais baixo, pois não pretendem pagar o financiamento. Por isso é extremamente importante saber a procedência do automóvel.
COMO EVITAR CAIR NESSES GOLPES? – A melhor forma de evitar cair nesses golpes é avaliar as reais condições estruturais, da pintura, a manutenção e a identificação do carro, assim como analisar a procedência e o histórico tanto do veículo quanto da documentação. Uma boa dica é procurar a ajuda de um especialista em vistoria automotiva, que verifica toda a funilaria e a presença de acessórios, além de analisar a integridade estrutural e a originalidade de chassi, motor e câmbio, bem como fazer uma checagem da situação documental.
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