Em 2021, a Citroën desenvolveu o ë-Jumpy Hydrogen, cuja tecnologia de hidrogênio completa a oferta de utilitários elétricos na Europa, para atender às necessidades de empresas que precisam fazer trajetos superiores a 300 km ou que não têm tempo de recarregar seus veículos de dia.
Furgão elétrico com célula de combustível e baterias recarregáveis, o ë-Jumpy Hydrogen é o primeiro Citroën preserva o volume útil e a capacidade de carga; e tem autonomia de mais de 400 km graças a 3 tanques de hidrogênio em fibra de carbono, que ficam próximos à bateria sob os bancos dianteiros e são reabastecidos em 3 minutos. E como não emite poluentes, pode circular nas zonas urbanas. Disponível em duas versões (M, com 4,95 metros; e XL, com 5,30 metros), ele é ideal para quem percorre regularmente distâncias longas ou que precisa reabastecer rapidamente.
O ë-Jumpy Hydrogen é elétrico e tem duas fontes de energia: uma célula de combustível que produz eletricidade ao consumir o hidrogênio armazenado num tanque de 3 cilindros; e uma bateria que representa uma reserva de 50 km e entra em ação quando o tanque de hidrogênio está vazio. A célula de hidrogênio garante a autonomia, enquanto que a bateria é solicitada em acelerações ou declives que pedem mais potência. As fontes de energia combinadas alimentam o motor e acionam o conjunto. Pra garantir carga suficiente, a bateria recupera a energia na desaceleração e recarrega graças à eletricidade produzida pela célula de combustível de hidrogênio – mas também pode ser recarregada num eletroposto.
Veja mais no site do Auto Destaque.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar