Recém-chegada ao Brasil, a picape Gladiator é a última expressão de uma longa história de picapes Jeep, iniciada em 1947, quando a Willys-Overland lançou um modelo 4x4 de uma tonelada, baseado no CJ-2A. E o Gladiator veio alicerçada pelos seguintes modelos:
JEEP PICKUP – Feita entre 1947 e 1965, a picape com 2,99 metros de distância entreeixos teve poucas mudanças ao longo de sua trajetória. Foi a primeira tentativa da Willys para diversificar a marca Jeep a partir do CJ. Teve fabricação no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980 e foi a primeira vencedora do prêmio Carro do Ano, da revista Autoesporte, em 1966.
JEEP FC-150/170 PICKUP – Com cabine sobre o eixo dianteiro e feita de 1957 a 1965, a série Forward Control foi criada para o trabalho, com entreeixos de 2,06 metros na versão FC-150 e de 2,63 metros na versão FC-170. Alguns FC-170 tiveram rodado traseiro duplo e câmbio de 4 marchas.
JEEP GLADIATOR/J-SERIES – Baseado no Wagoneer e feito entre 1963 e 1987, o Gladiator estreou em 1963 com entreeixos de 3,05 metros (versão J-200) ou de 3,20 metros (versão J-300), com caixa de transferência Dana 20 e eixos Dana 44. O nome Gladiator foi retirado em 1972.
JEEP CJ-8 SCRAMBLER – Lançado em 1981 e feito até 1985, o Scrambler foi um Jeep similar ao CJ-7, mas com distância entreeixos maior. Conhecido internamente como CJ-8, ele teve versões de teto rígido e lona. E teve menos de 30 mil unidades produzidas, o que o faz muito desejado entre colecionadores.
JEEP COMANCHE (MJ) – Feita entre 1986 e 1992 sobre a plataforma do Cherokee, a picape recebeu caçamba de 1,83 metro em 1987. E seus últimos modelos ofereceram tração 4x4 Selec-Trac e Command-Trac.
Veja mais no site do Auto Destaque.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar