A Scania fez prévia do que mostrará no 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, nos dias 7 a 11 de novembro de 2022, no São Paulo Expo (SP). Entre os lançamentos que farão parte da linha 2023 de caminhões, terá novas famílias de motores, que substituirão as atuais Euro 5 e serão usadas nas cabines P, G, R e S: P8 e Super, esta com novo trem de força, mais eficiente e econômico da categoria e que conquistou o prêmio Green Truck na Alemanha. Os lançamentos foram para atender aos requisitos da nova lei de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, equivalente à lei europeia Euro 6, segundo a resolução 490 de 2018 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente. A norma entrará em vigor em 2023.
Do ponto de vista da eficiência energética, a nova linha proporcionará até 2% de economia de diesel graças aos motores Euro 6 e até 8% de redução de consumo na gama Super, incluindo novas gerações de caixas de câmbio, muita redução de emissões e aumento dos intervalos de troca e manutenção, além de novo freio de cabeçote com maior potência de frenagem e eixo traseiro com cardan reto – que estará disponível nos 6x4 pra transferir cargas de até 90 toneladas, oferecendo maior disponibilidade e tração.
EFICIÊNCIA
A nova linha de caminhões surgiu do aperfeiçoamento dos motores de 7, 9, 13 e 16 litros, que oferecem bomba hidráulica de refrigeração variável, menor perda por fricção e coletores do turbo e escape aperfeiçoados e com maiores taxas de compressão. Disponíveis a diesel e a gás natural, liquefeito e/ou biometano, os motores Proconve P8/Euro 6 aumentam a eficiência energética em relação à geração atual P7/Euro 5. O tratamento de gases é de Redução Catalítica Seletiva, com reagente Arla 32 que ganhou filtro que aumenta os intervalos de troca em operações de longa distância, quando abastecido com diesel S10 e novo lubrificante. As plataformas otimizadas têm opções entre 250 e 770 cavalos, sendo que os modelos de 450 e 500 cavalos ficam só para o segmento da mineração. 2% mais econômicos que a geração Euro 5, os motores V8 ganham novas opções de 660 e 770 cavalos, em modelos para transporte de cana-de-açúcar, rodoviário, mineração e cargas indivisíveis.
TRANSMISSÃO
A nova linha de caminhões é ofertada com as caixas de câmbio G25CM e G33CM, que garantem trocas de marchas mais rápidas, escalonamento otimizado, melhor lubrificação e menores atritos internos. 75 kg mais leve que a atual GRS905, a G25CM é para veículos de até 460 cavalos. E a G33CM é para veículos a partir de 500 cavalos e pesa 60 kg menos que a atual GRS905. Essa redução permite ganho em carga transportada e maior disponibilidade com os novos sensores de temperatura e nível do óleo – sendo que o filtro tem maior vida útil e mais desempenho com o novo lubrificante MTF.
Outro destaque é o freio de cabeçote, que dá melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor e não precisa de manutenção. Ele é de série nas versões da linha P8 e o freio hidráulico auxiliar Retarder fica como opcional e ganhou nova versão. Os novos motores usarão lubrificantes com redução de atrito, reduzindo a necessidade de paradas de manutenção em 50%. Com isso, a Scania dobrará os intervalos de troca de óleo e diminuirá os custos com deslocamentos pra concessionária, de honorários do motorista e até evitará riscos no trajeto até a oficina. Já a caixa automatizada Opticruise foi redesenhada e ganhou atualização do software, elevando em 1% sua economia de combustível.
CONFORTO
Os caminhões da linha P8/Euro 6 estrearão novidades internas: a cor será preta num tom mais suave, ganhando ainda parassol elétrico acionado por botão atrás do volante. Também foi diminuído o espaço entre a viseira e as colunas laterais, reduzindo a incidência dos raios solares nos olhos do motorista.
SEGURANÇA
A Scania introduz na linha Euro 6 a evolução do sistema de auxílio ao condutor, com alertas de ponto cego e de pedestre, pra diminuir a falta de visibilidade nas laterais. Os caminhões terão direção elétrica ativa (com correção automática da direção) e piloto automático inteligente, ativado se o caminhão não ficar parado por mais de 3 segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente num engarrafamento, por exemplo.
CONFIGURAÇÕES
A nova linha de motores P8 de 13 litros permite várias combinações dentre as opções 6x2 e 6x4, para transporte de grãos, combustíveis e cargas frigorificadas. Tem o R 460 com transmissão G25CM e eixo R885, no caso das cargas gerais e frigorificadas. E os modelos R 500 e R 560 com transmissão G33CM e eixo R885, para transporte de grãos e combustíveis – no de grãos é recomendado o sistema de frenagem CRB.
SCANIA SUPER
A gama Super chega alinhada aos padrões Proconve P8/Euro 6 e com o maior torque para motores de 13 litros, com 420, 460, 500 e 560 cavalos. O propulsor traz novidades como aumento da pressão de pico no cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo. Outro benefício é o tanque otimizado, que garante o uso máximo do combustível. Na configuração, os modelos rígidos – ou chassi plataforma – ganham novas posições de montagem dos tanques de combustível e Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi e maior carga útil. E o tratamento de gases Euro 6 usa dupla dosagem do reagente Arla 32, no coletor de escape e no silencioso.
A gama Super será vendida no Brasil a partir da Fenatran 2022, com entregas a partir de fevereiro de 2023. Portanto, chegará pouco mais de 1 ano após lançada na Europa, onde é sucesso absoluto. Vale lembrar que a Scania vem numa jornada forte de eficiência energética, com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior – e agora mais eficiente com os 8% superior à gama Euro 5.
CONECTIVIDADE
Em serviços conectados, lança o pacote Data Access, que permite aos clientes acessarem os dados para análises mais específicas ou combinar dados de outras marcas. É possível até incorporar informações dentro dos sistemas integrados dos transportadores, responsável pelo controle da gestão de processos e números da operação. Os clientes também terão acesso ao My Scania, que funciona como um ponto de acesso das informações da frota.
MAIS NOVIDADES
Tem ainda o Scania Zone, o Control Tower para clientes do pacote Premium Flexível Uptime e o Scania Locação. Sucesso na Europa desde 2019 e vendido e testado no Brasil desde 2020, o Scania Zone estará disponível para os caminhões Euro 6. Pelo portal de gestão de frotas, o cliente definirá o limite de velocidade em trechos de risco da sua operação, por meio de cercas virtuais.
Já o pacote de serviços oferece acesso a um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas, proporcionando uma redução de até 25% nos custos, com pagamento atrelado à quilometragem rodada e manutenção contabilizada pelo consumo, tornando a cobrança mais dinâmica.
Os clientes têm o apoio da Control Tower, que faz a gestão da eficiência do fluxo das oficinas e da manutenção, entregando um relatório todo mês.
E a Scania Locação entrará no ramo de aluguel de caminhões no Brasil, com prazos de 24 a 60 meses e inicialmente da linha P8/Euro 6, incluindo a gama movida a gás natural e/ou biometano. A abertura das operações – que terá a administração da própria fabricante – será na Fenatran, com primeiras entregas para fevereiro de 2023.
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