O segmento de pesados no Brasil representa cerca de 40% do mercado (quase 67 mil unidades em 2021) e é estratégico pra economia por movimentar cargas como grãos, insumos, combustível e alimentos. E foi para esse setor que a Iveco desenvolveu o seu melhor caminhão pesado de todos os tempos, o S-Way, feito em Sete Lagoas (MG) e que já vem com um pacote personalizado de soluções. Desenvolvido para encarar os desafios mais severos e oferecer durabilidade e confiabilidade para todos os tipos de missões, ele é o pontapé inicial da Iveco no segmento de pesados para o Proconve P8, que visa reduzir a emissão de poluentes para veículos comerciais a partir de 2023. Um dos destaques para cumprir a nova legislação é o motor FPT Cursor 13 com injeção Common-Rail e novo turbo, que gera produtividade com mais potência, torque em baixa rotação e redução de consumo de 15%. Numa frota de 100 veículos, isso significa uma economia de R$ 6,6 milhões/ano ou de 2,1 milhões de quilômetros a mais por ano, emitindo duas mil toneladas a menos de CO2 por ano.
Nas versões com 450 cavalos (4x2), 480 cavalos (6x2) e 540 cavalos (6x4), ele gera rentabilidade para o cliente, ao mesmo tempo em que reduz a emissão de gases nocivos ao meio ambiente. Também traz freio-motor com 4 estágios, único do segmento capaz de fazer o caminhão parar totalmente. Além de maior segurança na frenagem, diminui o custo operacional ao reduzir o uso do freio de serviço. A potência máxima do freio-motor no 4º estágio é de 610 cavalos, 150 cavalos a mais que nos caminhões Euro V. O câmbio tem 18 novas calibrações de condução, como uma que assume a condição Neutro pra permitir maior rolagem do veículo; uma que, junto com o GPS, escolhe com mais eficiência a troca da marcha, antecipando a topografia do terreno; e uma que ajuda nas partidas em condições severas.
CABINE – Oferecendo 2 tipos de cabine com basculamento elétrico e certificação de segurança de nível europeu (AS, com 2,5 metros de largura; e AT, com 2,3 metros de largura), o S-Way tem espaço interno que vira escritório e casa, incluindo painel digital colorido, banco ‘poltrona de cinema’, ar digital, revestimento de couro, entradas USB, volante multifuncional, multimídia, geladeira e iluminação personalizável em cor e intensidade, além de cama com cortinas e painel de comando acoplado. Por fora chamam a atenção o parachoque tripartido (reduz custos com reparos) e o conjunto óptico de led, com piscas nas luzes diurnas. Em Segurança, tem leitor de faixa que avisa em caso de mudança sem dar pisca, piloto automático adaptativo, freio anticolisão, módulo que protege contra ataques cibernéticos, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade, além de chave com sensor de presença e check de luzes, bem como sistema que informa em tempo real sobre a condução e como atingir eficiência e performance máxima.
CONECTIVIDADE – Um capítulo à parte é o aplicativo Way (que controla funções como iluminação interna, ajuste do som/multimídia e abertura/fechamento de portas e janelas) e a plataforma Iveco On, que aumenta a produtividade e disponibilidade do caminhão, com assistência técnica remota pra corrigir falhas e atualizar à distância, da sala de monitoramento da marca. Pelo multimídia o cliente se conecta com a Iveco e recebe instruções e atualizações sobre o veículo. No portal Iveco On, o operador observa consumo e estilo de condução do motorista, para aperfeiçoar o desempenho através de monitoramento, dados históricos e comparativos. A avaliação do estilo de condução gera relatórios que são enviados ao Gerente de Frota para fornecer dados sobre consumo e comportamento, além de dicas para melhorar. O motorista recebe um relatório que mede a segurança a bordo e fornece parâmetros que o ajudarão a ampliar a cautela na estrada. As informações são armazenadas em tempo real, para serem acessadas a qualquer momento.
SERVIÇOS – E pra tornar o dia do cliente mais fácil e para ele poder se dedicar a outros detalhes da operação, a Iveco Service lançou pacotes de soluções integradas. O Disponibilidade é focado em manter o caminhão em operação o maior tempo possível, incluindo telemetria pra auxiliar na prevenção de paradas, monitoramento da performance do veículo e manutenção completa e flexível pra gerar rentabilidade ao transportador. O pacote TCO visa reduzir o custo de vida do veículo, trazendo telemetria que auxilia na redução do custo operacional, plano de manutenção adequado à operação e consultoria pra reduzir o custo operacional do veículo e aumentar o desempenho, além de acessórios para melhorar a performance e reduzir o custo operacional. E o pacote Top Care é focado na segurança e comodidade do veículo e do condutor, trazendo telemetria voltada para o monitoramento, atendimento 24 horas e transporte, hospedagem e alimentação em caso de parada do veículo.
Veja mais no site do Auto Destaque.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar