
A Ferrari 296 GTS é a mais recente evolução do conversível de 2 lugares com motor central da Casa de Maranello e junta-se ao 296 GTB na redefinição do conceito de prazer de condução diário, pois usa um novo, compacto e leve motor 3.0 V6 turbo de 663 cavalos, acoplado a um motor elétrico de 167 cavalos, totalizando 830 cavalos. Pela primeira vez numa Ferrari Spider de produção, ela incorpora uma arquitetura com motor biturbo de 6 cilindros disposto num ângulo de 120 graus e acoplado a um propulsor elétrico. Por isso que estabelece o recorde para um carro de produção em termos de potência específica: 221 cavalos por litro, ficando no topo da categoria conversível com tração traseira: chega aos 100 km/h em 2,9 segundos e atinge os 330 km/h.
Este também é o primeiro 6 cilindros num conversível Ferrari. A escolha do nome – que surge dos 2 primeiros dígitos da cilindrada total (2.992 litros) mais o número de cilindros e da sigla Gran Turismo Spider – homenageia a tradição esportiva da marca. O propulsor V6 tem sonoridade única, com timbre do V12 surgindo em baixa rotação. O câmbio automático tem 8 marchas, dupla embreagem e 4 modos de condução, sendo que o powertrain elétrico garante 25 quilômetros de autonomia elétrica e permite atingir os 135 km/h.
O 296 GTS traz spoiler traseiro inspirado no da LaFerrari e, assim que ultrapassa um certo limite, é elevado acima da carroceria. O formato do capô orienta o fluxo de ar sobre o aerofólio, para que a traseira desempenhe melhor as funções aerodinâmicas e térmicas. Já a traseira tem visual absolutamente único.
A refrigeração do freio é em torno de pinça com entrada de ar. Baseado em carros de corrida, o parachoque aumenta a capacidade de refrigeração, canalizando o fluxo e aumentando a extração de ar quente dos radiadores. E a aerodinâmica traseira é formada pelo perfil do teto e das saliências laterais, além da asa que aumenta o desempenho.
Pra garantir alto nível de conforto, a geometria do acabamento atrás dos encostos de cabeça facilita a saída de ar e o restante do fluxo que adere ao acabamento é impedido por nó que dissipa a turbulência. Dobrável e dividido em duas partes acima da frente do motor, o teto rígido retrátil leva 14 segundos para abrir/fechar e pode ser ativado até os 45 km/h. Um painel de vidro na traseira revela o V6 como se fosse uma joia. Com o teto abaixado, interior e traseira são separados por uma janela de vidro eletricamente ajustável em altura. Dentro, tem interface digital, revestimentos sóbrios e acabamento em fina selaria italiana, embelezado com materiais nobres.
ASSETTO FIORANO – Pesando 1.540 kg, a versão Assetto Fiorano possui modificações aerodinâmicas para correr em pistas, trazendo muita fibra de carbono, pneus Michelin Pilot Sport Cup2R, amortecedores de competições e redesenho da estrutura de alguns componentes. Uma pintura especial inspirada na Ferrari 250 Le Mans está disponível só para quem optar pela versão. Com 7 anos de garantia ou 120 mil quilômetros rodados, a Ferrari 296 GTS custa a partir de 350 mil dólares, o que equivale a R$ 1,81 milhão.
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