A nova picape Montana já tem data de comercialização no Brasil: fevereiro de 2023, com produção em São Caetano do Sul (SP). E a GM fez amplo uso de supercomputadores e software de inteligência artificial para desenvolvê-la. Para isso, tem um centro de processamento de dados com área equivalente a 20 campos de futebol. E cada peça, cada sistema e depois o veículo são trabalhados virtualmente até o máximo grau de otimização de performance e peso. Esta é a razão pela qual ela terá o conforto e a dirigibilidade de um carro de passeio e a robustez e a versatilidade de uma picape.
Estrutura, aerodinâmica e dinâmica são algumas das disciplinas presentes no desenvolvimento virtual, assim como simulações eletrônicas, de desempenho térmico e radiofrequência. A segurança é outro foco na nova Montana, que segue requisitos internacionais de proteção a ocupantes e pedestres e que virá de série com 6 airbags e parachoques e capô projetados pra amortecer impactos em caso de atropelamento. E foram estes supercomputadores que ajudaram a dar vida à primeira imagem oficial do visual do produto, com linhas esportivas e porte de picape médio-compacta. Pela projeção é possível notar que o conjunto ótico frontal traz a nova identidade da marca, bem como lâmpadas de led.
GESTÃO – Na GM, a concepção de um novo veículo passa por 5 etapas. Tudo começa com a definição do projeto, quando se identifica tendências e se define a lista com características e tecnologias do veículo. O 2º estágio é o da criação do conceito, para ajustes técnicos de viabilidade. A etapa mais detalhada é a de desenvolvimento virtual, quando componentes são criados via simulações, que reduzem quase pela metade o tempo de gestação do projeto. Neste período são construídos protótipos para aprimoramentos e validações. Nos testes são mais de 6 milhões de quilômetros rodados por ano e em 6 meses é possível simular o desgaste que um carro sofreria se rodasse por 15 anos em condições normais de trânsito – ou o equivalente a 240 mil quilômetros. Por fim, os resultados são analisados e cada configuração de veículo tem acertos para atender a proposta. E a última fase é a de lançamento, quando o veículo está pronto para ser montado e disponibilizado aos consumidores.
CAÇAMBA INOVADORA – A nova Montana terá uma caçamba com vedação da cobertura da área de carga, contra água e poeira, pensando em quem também a usa como porta-malas. A futura picape médio-compacta da Chevrolet surpreenderá na quantidade de acessórios para melhor distribuição e acomodação de carga. E a tampa da caçamba terá amortecimento para a abertura.
Veja mais no site do Auto Destaque.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar