O número de participantes ativos de consórcios segue batendo recordes em 2022, mas será que vale a pena aderir à modalidade de compra em grupo? O consórcio vale a pena quando não se tem dinheiro pra comprar o bem à vista; quer fugir de juros mais altos; não se tem disciplina pra poupar e precisa fazer poupança ‘forçada’; não se tem urgência pra adquirir o bem; e se tem reservas financeiras para dar lance.
Já não vale a pena quando se tem pressa em ter acesso ao bem; não tem dinheiro para dar lance e não se tem disciplina para pagar as mensalidades em dia, impedindo a participação nos sorteios.
Também é preciso ficar atento a algumas questões antes de assinar o contrato. Primeiro veja a solidez da administradora do consórcio.nos canais do Banco Central. Depois compare os consórcios, pra encontrar o que melhor se encaixa no seu perfil.
Avalie os critérios de transferência da cota, caso resolva desistir do negócio antes do fim do prazo ou seja excluído por inadimplência. Quando a transferência não é possível, pode ter de esperar até o encerramento do grupo pra receber o valor do que pagou. Saiba que o consórcio tem aprovação de crédito e alguém com restrições no nome pode esperar até o fim do grupo pra receber o bem. Por fim, leia o contrato com atenção, para entender as regras.
VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar