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UM BOM FREIO SEMPRE FAZ A DIFERENÇA

Dicas para a instalação de discos de freio

Um dos cuidados no momento da manutenção é a inspeção do cubo de roda, para verificar se há empenamento e folga no rolamento

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Imagem ilustrativa da notícia Dicas para a instalação de discos de freio camera ( Divulgação )

O sistema de freio é fundamental pra segurança dos ocupantes do veículo no trânsito. Por isso os reparadores devem usar peças com qualidade e de renomadas marcas, além de atentarem para detalhes na manutenção. Aqui vão alguns cuidados e instruções pra instalação do disco de freio e sinais pra ficar atento. Pra começar, caso o disco de freio seja montado inadequadamente, pode ocorrer desalinhamento entre com a pastilha, provocando desgaste irregular e trepidação do pedal de freio e do volante. Pastilhas novas nunca devem ser aplicadas num disco de freio com superfície irregular, pois isso causaria ineficiência na frenagem. Daí ser importante ver as medidas de desgaste na peça ou no catálogo dela.

Inicialmente é preciso remover as pinças de freio com um gancho, evitando deixá-las suspensas pelo flexível. Ao retornar aos pistões, o sangrador deve ser aberto pra eliminar o excesso de líquido da carcaça das pinças, pra não danificar o modulador hidráulico do ABS ou o cilindro-mestre. Use o coletor de fluido. O disco de freio usado já pode ser removido. Depois é necessário lixar o cubo de roda, pra evitar resíduos na superfície de contato com o disco e não comprometer a montagem. Com um relógio comparador, o mecânico deve inspecionar o cubo e observar empenamento e a folga do rolamento (oscilação máxima de 0,05 mm e folga de 0,02 mm). O empenamento no cubo pode resultar num empenamento duas vezes maior no disco.

Para montar o disco novo, fixe os parafusos ou as porcas de roda. Com o relógio comparador a 5 mm do diâmetro superior da pista de frenagem do disco, observe a oscilação máxima do conjunto (0,10 mm). Em discos com cubo, é preciso observar o assentamento das capas de rolamento. Nunca use ferramenta pneumática pra apertar parafusos e porcas. Use torquímetros de 8 a 10 kg pra automóveis e de 10 a 13 kg pra caminhonetes. Também é recomendável que o aperto seja no sentido cruzado dos parafusos. Por fim, procure discos de freio com tecnologia que dispensa limpeza e preparação na aplicação, pois isso facilita o trabalho.

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