Renault revelou seu novo conceito Scénic Vision, que representa seus compromissos em matéria de desenvolvimento sustentável, materializando seu plano de descarbonização em todo o ciclo de vida. Pesando 1.700 kg e medindo 4,49 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,59 metro de altura e 2,83 metros de distância entreeixos, ele tem aparência que prefigura o futuro veículo 100% elétrico que chega em 2024, enquanto que o interior visa um futuro onde as tecnologias servirão a um mundo com mais respeito pelo meio ambiente.
Tanto que ele usa mais de 70% de materiais reciclados, alguns 95% recicláveis, incluindo bateria e assoalho – que usa garrafa de leite e tubo plástico. Aliás, 30% dos plásticos são de fontes renováveis e os revestimentos usam carbono da indústria aeronáutica. As rodas aro 21 são calçadas em pneus 235/45R e, em vez de couro, usa poliéster 100% reciclado com baixo teor de carbono. E o tanque da célula de combustível é feito com fibra de carbono proveniente de papel reciclado.
Na porta do motorista, um filtro melhora a qualidade do ar. A motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio reduz o tempo ocioso durante a recarga e é baseada na “extensão de autonomia”, prevendo 2030, quando existir uma rede de postos de hidrogênio na França, sendo possível rodar 800 km sem precisar parar pra recarregar e onde uma parada de 5 minutos será suficiente pra encher o tanque de hidrogênio.
Suas tecnologias reduzem o número de acidentes em 70%, a começar pela câmera que amplia o campo de visão, reproduzindo o entorno no painel, ampliando o parabrisa em 180 graus e deixando o capô ‘transparente’. Há ainda uma avaliação de riscos que antecipa situações de stress e compensa a falta de atenção do condutor, dando orientações pra melhorar hábitos de direção e a respeito da saúde.
Outra curiosidade é que a Renault contou com a ajuda de Jean-Michel Jarre na concepção acústica e no processamento de sinais do Scénic Vision. Ele definiu a assinatura sonora do carro usando só um alto-falante em cada porta e ‘bolhas de som’ em cada apoio de cabeça. Cada banco tem microfones e alto-falantes para oferecer seu próprio ambiente sonoro.
MAIS DETALHES NO AUTO DESTAQUE.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar