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Moto: 7 itens para revisar antes de pegar a estrada

Principais cuidados para evitar imprevistos numa viagem de motocicleta

Imagem ilustrativa da notícia Moto: 7 itens para revisar antes de pegar a estrada camera ( Divulgação

Com a chegada das férias de início de ano, muitos se preparam pra fazer uma viagem mais longa sobre duas rodas. Pra auxiliar o motociclista a aproveitar a estrada com segurança, a Motul listou 7 itens que precisam ser revisados antes de colocar a moto pra rodar. Segundo Marcelo Rocha, engenheiro de Aplicação da empresa francesa de lubrificantes e fluidos, a revisão está diretamente ligada à segurança.

LUBRIFICANTE DO MOTOR – Caso a última troca de óleo do motor tenha sido feita há mais de 12 meses, é importante substituir o lubrificante, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida. Isso porque o óleo envelhece mesmo com o motor parado.

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO – Cheque o nível do líquido de arrefecimento e complete, caso necessário. “É importante fazer a substituição no intervalo correto, porque parte dos aditivos é perdida com o passar da quilometragem ou do tempo, o que impede a solução de proteger o motor de uma corrosão”, aponta.

FLUIDO DE FREIO – Confira o período de uso do fluido de freio, por tempo e quilometragem. Se a solução estiver antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Caso exceda essa temperatura na viagem, a moto enfrentará falha no freio, podendo gerar acidentes. “Se o fluido estiver baixo, cheque se há vazamento. E se não encontrar, pra assegurar o funcionamento do sistema, cheque a pastilha de freio, pois fluido baixo é indicativo de pastilha gasta”, orienta o especialista.

CORRENTE – Observe se a corrente está lubrificada, para ter correto funcionamento na estrada. “Se a transmissão estiver seca, além de gerar desgaste ela corre o risco de travar ou romper, podendo provocar um acidente”, alerta Rocha. Além de estar lubrificada, a corrente precisa ter a folga ajustada corretamente.

ÓLEO DA SUSPENSÃO – Cheque o intervalo de uso do óleo da suspensão, por quilometragem e tempo. Quando está envelhecido ou fora da especificação, o fluido deixa o sistema mais rígido, impedindo a suspensão de copiar as irregularidades do terreno. Com isso o motociclista sofre com o desconforto e a insegurança, porque a roda pode não estar em contato com o solo como deveria. “Numa emergência, em que seja preciso desviar de um objeto ou frear, a suspensão dificultará a manobra”, explica o engenheiro.

PNEUS – Observe se os pneus estão dentro da quilometragem de uso, o que pode ser visto pelo indicador de desgaste. Por mais que a profundidade do sulco seja maior que a mínima, a borracha pode estar ressecada. Nesse caso cheque a validade dos pneus, fixada em 5 anos a partir da data de fabricação – essa informação pode ser vista na lateral do pneu. Caso tenha passado 5 anos, é indicada a substituição.

Também deve ser verificada a pressão dos pneus. “Quando for fazer uma viagem com passageiro ou, muitas vezes, com bastante bagagem, o motociclista deve modificar a pressão de trabalho dos pneus. Essa informação é encontrada em etiqueta na motocicleta ou no manual do proprietário”, afirma o especialista. Outra dica é carregar uma solução capaz de selar o furo e inflar o pneu para que o piloto possa continuar sua viagem até conseguir fazer o reparo definitivo do pneu.

LÂMPADAS – Faça inspeção nas lâmpadas de lanternas, faróis, setas e luzes do freio e do painel, essenciais pra garantir a visibilidade na estrada e a segurança de todos à sua volta. Se for preciso trocar uma lâmpada, cheque se a peça tem a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores.

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