Nas férias, as estradas ficam movimentadas. Todos querem aproveitar pra festejar e/ou descansar. E para garantir uma viagem sem imprevistos, é importante realizar a revisão do automóvel. E os especialistas da Firestone dão dicas de itens que não podem ser esquecidos.
BATERIA – A bateria é o mais importante na hora de ligar o carro. Se não estiver com carga plena, não pegará e os acessórios (tipo multimídia e luzes) não funcionarão. Confira a carga e mantenha os terminais e bornes limpos. Não use o som nem outros acessórios com o motor desligado, pois isso consome a bateria e reduz a vida útil.
FARÓIS – Confira se os fachos dos faróis estão em perfeitas condições e se estão regulados, pois são imprescindíveis para a visibilidade.
FILTRO DE AR – A função do filtro de ar é impedir que entre pó no motor. O pó se acumula com o tempo e impede o fluxo normal do ar, causando perda da potência e aumento do consumo. Veja o estado do filtro de ar e, se tiver sujeira, troque.
FREIOS – Os freios garantem segurança sob as mais diversas condições. Veja o nível de fluído e troque a cada 10 mil km ou 12 meses. Se notar que, ao pisar no freio, há barulho ou perda de eficiência, faça uma avaliação mais detalhada, pois pode ser a hora de trocar as pastilhas ou discos.
LANTERNAS – Teste as luzes de freio, setas, pisca-alerta e lanternas, fundamentais na sinalização e para a segurança do automóvel.
ÓLEO DO MOTOR – O óleo protege e lubrifica o motor, mas com o tempo seu potencial de lubrificação e sua capacidade de suportar altas temperaturas são reduzidos. Por isso é preciso trocá-lo. Em relação ao nível, veja pela manhã ou quando o carro ainda não foi ligado. Caso esteja abaixo do recomendado, não adicione, pois a mistura do novo com o usado pode causar prejuízos. Neste caso, troque todo o óleo.
PALHETAS – Por estarem expostas às condições climáticas, elas rasgam, quebram ou entortam, prejudicando a visibilidade na chuva. Então veja se estão em perfeitas condições de funcionamento.
PNEUS – Os pneus são o elo entre o veículo e o solo e muito da estabilidade e segurança vem deles. Por isso confira a pressão semanalmente. Andar com a pressão abaixo ou acima da especificada compromete o desempenho e causa danos. A pressão acima do recomendado pode causar instabilidade, menor resistência a impactos e desgaste prematuro ou irregular. A pressão abaixo do recomendado causa aumento do consumo e maior fadiga da estrutura. O estepe também deve ser calibrado. E observe o indicador de desgaste da rodagem nos sulcos, que demonstra o limite de profundidade permitido: 1,6 mm.
RADIADOR – Veja periodicamente o líquido do radiador. A falta de água e/ou de aditivo pode acarretar em superaquecimento do motor. O reservatório tem um marcador que indica nível mínimo e máximo. O ideal é que esteja no máximo. A verificação deve ser feita com o carro frio.
SEGURANÇA – E não se esqueça dos itens de segurança: triângulo, macaco e chave de roda.
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