plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NÃO É PORQUE PAROU, QUE NÃO MERECE CUIDADOS

Muita atenção com o carro parado nas férias

Bateria e pneus são os componentes mais afetados devido a longos períodos de inatividade do veículo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Muita atenção com o carro parado nas férias camera ( Divulgação

Pra muitos, férias significam viajar pra longe de casa e deixar o automóvel na garagem por um tempo. Só que carro parado por muito tempo pode criar falhas em sistemas e peças, devido à falta de uso. Entre os principais pontos de atenção estão a condição da bateria, a calibragem dos pneus e os níveis de óleo e combustível, além da limpeza interna e externa do veículo. Mas algumas ações preventivas ajudam a conservar o automóvel em ótimo estado durante as férias de janeiro, como pedir pra alguém ligá-lo de tempos em tempos pra recarregar a bateria, circular fluidos e fazer funcionar bombas e engrenagens, assim como trocar o óleo degradado, limpar a lataria e aspirar pra evitar proliferar microorganismos.

PREJUDICADOS – Mesmo com o veículo inativo, a bateria continua funcionando para sistemas periféricos, porém alarme, leds de alerta e sistemas eletrônicos influenciam no consumo. O descarregamento se intensifica em automóveis modernos, que possuem um número maior de sistemas eletrônicos. E a bateria pode perder carga rapidamente. Pra prevenir, é aconselhável ligá-la sempre que possível.

O veículo também tende a perder pressão e aderência nos pneus, por isso é indicado calibrá-los um pouco a mais antes da viagem, pra compensar a perda. A despressurização natural pode afetar a forma arredondada, desencadeando uma trepidação ao volante até voltar ao formato correto de novo – o que ocorre com a calibração do pneu.

USO NA VOLTA – Na primeira utilização do automóvel depois de um longo período sem uso, é importante não colocá-lo em condições de alta exigência nos primeiros quilômetros, já que alguns conjuntos podem ter mau funcionamento, como os freios. É preciso estar atento às respostas e funcionamentos inadequados ou inesperados e fazer uma verificação.

Com o tempo, o combustível perde suas propriedades e gera uma reação no tanque, criando borras que entopem bomba e bicos injetores. Nesses casos, a Motul indica um aditivo que prolonga a vida útil da gasolina em 24 meses, protege o combustível contra oxidação, evita formação de goma, facilita a partida e impede o acúmulo de depósitos nas câmaras de combustão e nas válvulas, além de limpá-las pra recuperar o desempenho do motor, tornando a partida mais fácil após o período de desuso.

VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Auto destaque por Victor Pinto

    Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

    Últimas Notícias