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UMA LINHAGEM DE SEDÃS EM EVOLUÇÃO CONSTANTE

Nissan Sentra chegando à oitava geração

Em breve, os consumidores brasileiros terão a oportunidade de presenciar mais um capítulo da longa história de um sedã que mantém a tradição de sua linhagem e inova com muita tecnologia de ponta e design diferenciado

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Imagem ilustrativa da notícia Nissan Sentra chegando à oitava geração camera ( Divulgação

A Nissan confirmou que o novo Sentra chega ao Brasil no fim de março de 2023, agora na 8ª geração e que nem sempre teve esse nome. Apesar de ter se tornado um nome global em 1982 e ver suas gerações contadas a partir daí, a jornada do que seria o Sentra iniciou nos anos 60, com o lançamento do sedã Tsuru, nome de ave sagrada no Japão, símbolo de saúde, boa sorte, fortuna, felicidade e longevidade. Esse foi o que pode ser considerado o antepassado do Sentra, 1º Nissan nos EUA, sucessor do Datsun 210 e importado do Japão. O Tsuru foi vendido com vários nomes pelo mundo: nos EUA começou como Sunny e no México e em algumas regiões da América Latina se chamava Lucino.

Sentra é uma palavra que vem do grego “kentron”, que significa “centro” e se refere a algo central, com o tamanho ideal pra dar segurança e conforto. E no Brasil, sua trajetória começou em 2004. Então, tendo como base o início oficial do nome Sentra, conheça um pouco das suas 7 gerações:

PRIMEIRA GERAÇÃO – Foi vendida de 1982 a 1986 nas versões cupê, perua, Sport Coupé hatch e sedã de 2 ou 4 portas, além de hatch de 3 portas. Foi feito nos EUA, quando representou cerca de 22% das vendas da Nissan na América do Norte em 1986.

SEGUNDA GERAÇÃO (1987 a 1990) – Na primeira mudança, as carrocerias foram mantidas, mas a suspensão independente nas 4 rodas foi modificada, ganhando ainda freio a disco nas 4 rodas. No México foi batizado de Tsuru II e estava disponível como perua e sedã de 2 ou 4 portas, enquanto que o cupê se chamava Hikari. Em 1988 foi lançada no México uma versão esportiva rara, com motor 1.6 turbo com injeção de combustível. Essa geração foi exportada pras Américas Central e do Sul, sendo que no Chile recebeu o emblema “Sentra”.

TERCEIRA GERAÇÃO (1991 a 1994) – O desenho ficou menos quadrado e só as versões cupê e sedã de 4 portas foram mantidas, com opções de câmbios manual de 4 e 5 marchas e automático de 3 ou 4 marchas. Tinha motor 1.6 com injeção de combustível e até 126 cavalos, nas versões de entrada (sem identificação), E, XE, SE e GXE. Em 1993 incluiu atualizações internas e airbag pro motorista na versão GXE. Esta também foi a geração na qual a versão SE-R foi lançada, com 140 cavalos.

QUARTA GERAÇÃO (1995 a 1999) – Aqui, a Nissan manteve o nome Sentra só pro sedã e lançou o motor 2.0 de 140 cavalos, que junto com o 1.6 tinha corrente de distribuição, ao invés de correias dentadas. Em 1998 recebeu rodas aro 14 na versão GXE e ganhou as edições SE e Special, com rodas aro 15.

QUINTA GERAÇÃO (2000 a 2006) – O redesenho deu uma presença mais marcante pra coincidir com seu crescimento em tamanho. Podia vir com motores 1.8 de 4 cilindros e 126 cavalos, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas; e 2.5 de 4 cilindros e 165 cavalos – que ia pra 175 cavalos na versão esportiva Spec V e que foi um motor originalmente criado para o Altima. A versão SE-R Spec V tinha assentos de corrida inspirados no Skyline e volante grosso de couro. No ano-modelo 2004, trazia leves mudanças de design e foi a versão que estreou no Brasil, com motor 1.8. Em mercados onde o Sentra ou o Sunny não eram vendidos, a Nissan oferecia um similar chamado Bluebird Sylphy, como no Japão. Na Europa, o Bluebird Sylphy se chamava Almera. E na Austrália e na Nova Zelândia, era Pulsar.

SEXTA GERAÇÃO (2007 a 2012) – Aumentou de tamanho para permitir o lançamento e o posicionamento de um modelo mais compacto, o Versa. Esta geração era maior em quase todos os aspectos e tinha distância entreeixos com quase 15 cm a mais. No Brasil, essa geração estreou o motor flex.

SÉTIMA GERAÇÃO (2013 a 2019) – Nessa geração, a Nissan decidiu que Sentra e Sylphy seriam um único modelo global, cujo design foi revelado no Salão do Automóvel de Pequim de 2012. O objetivo era globalizar o Sentra, lançando-o em mais de 120 países. O desenho aerodinâmico trazia ares premium com a introdução de faróis e lanternas de led, tampa da mala em ângulo agudo e acabamento cromado. Espaçoso, tinha itens como chave com sensor de presença, ignição por botão e ar-condicionado dualzone.

E como parte da estratégia pra reforçar o sucesso, recebeu uma reformulação externa na linha 2017, com grade em V e tecnologias de segurança como sensor de ponto cego e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

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