Carnaval está chegando e já tem gente arrumando as malas pra viajar com a família e até com os animais de estimação. Mas não basta colocar o pet no carro e partir. É preciso saber como levar gato ou cachorro com segurança e conforto, a fim de preservar a vida dele e evitar multas. Além dos cuidados essenciais com saúde, regras de comportamento e de escolha do destino para seu pet, o recém-lançado Guia de Viagem Pet Friendly detalha as leis na estrada para o transporte do animal.
E vamos a 3 regras essenciais do Código de Trânsito Brasileiro. “Em primeiro lugar, por mais que o cachorro ame, não é permitido transportar animais com a cabeça para fora do veículo, a famosa 'fuça ao vento'. Além de perigoso pra saúde do animal, trata-se de uma infração grave, que rende multa e 5 pontos na carteira do motorista. O artigo 235 do CTB proíbe qualquer transporte de animais do lado de fora do carro, como na parte traseira aberta”, diz a jornalista Andrea Miramontes, influencer de turismo, protetora de animais e autora do guia.
Outras duas regras essenciais, previstas como infração de lei de trânsito, proíbem levar o animal solto no carro (artigo 169) e transportar o pet no colo do motorista (artigo 252). “Não é só a questão da multa, mas de viajar com segurança com a família toda. Numa colisão, mesmo que leve, um animal solto no carro pode morrer ao ser lançado do banco ou do colo”, completa Andrea.
VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar