
A PCX representa mais uma história de sucesso da Honda no Brasil. E na linha 2023 ela foi renovada e tem 3 versões (CBS, ABS e DLX), bom compartimento sob o assento e custo-benefício imbatível. Em todas há opção da chave com sensor de presença que ativa alarme, aciona ignição e abre o espaço sob o assento. A diferença entre elas se dá pelo sistema de frenagem: CBS na de entrada e ABS nas outras.
No estilo, ficou mais futurista e teve sua iluminação de led redesenhada, ganhando painel de instrumentos retangular. A luz diurna é composta por 5 “traços” muito característicos, enquanto que, na traseira, uma tecnologia dá ao “X” iluminado um intenso efeito 3D. O escudo frontal ganhou volume na parte superior, pra abrigar o parabrisa escurecido, que protege sem prejudicar a visão. O assento ficou mais confortável, sem alterar a distância em relação ao solo. Outra melhoria foi em relação ao espaço para os pés do piloto, que cresceu 30 mm longitudinalmente e nas laterais.
O redesenho da carroceria aumentou em 2 litros o compartimento sob o banco, chegando a 30 litros de capacidade e abrigando um capacete grande e outros objetos. O porta-luvas foi redesenhado, ficou mais espaçoso e tem entrada USB tipo A. Também é nova a portinhola que cobre o reservatório de combustível de 8 litros, com espaço pra apoiar a tampa do tanque no reabastecimento. A alça de apoio do garupa ficou mais fina e confortável e o guidão largo e cromado agora vem sobre suportes de borracha, cuja densidade dá maior conforto na pilotagem, reduzindo impactos de irregularidades do solo e vibrações do motor.
Com autonomia de 350 km, o motor monocilíndrico arrefecido a líquido de 156 cm3 e 4 válvulas ganhou cabeçote de 4 válvulas, chegando aos 16 cavalos. O incremento da performance tornou necessário um chassi robusto tubular de aço, pneus mais largos, novo ajuste da suspensão (incluindo amortecedores traseiros com mola de maior diâmetro e curso) e novo escapamento com controle de torque que limita perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência.
A distância entreeixos foi alongada em 2 mm e, atrás, a roda passou de 14 pra 13 polegadas, sendo que o pneu dianteiro é 110/70-14 e o traseiro é 130/70-13. O freio das versões ABS e DLX usa cáliper de pistão duplo, disco de 220 mm e ABS de canal único na dianteira, com freio a disco traseiro de 220 mm. Já na versão CBS, o freio a disco dianteiro é igual ao das outras, porém com cáliper de 3 pistões, enquanto que atrás usa tambor de 130 mm de diâmetro.
Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e pesando 130 kg, a Honda PCX CBS vem na cor cinza metálica e custa R$ 15.460. Já a versão intermediária ABS vem na cor branca perolizada e custa R$ 17 mil. E a versão DLX vem na cor azul metálica e custa R$ 17.400.
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