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ENCHENTES E AUTOMÓVEIS NÃO COMBINAM

Dicas para salvar o veículo de alagamentos

Veja quais são os cuidados que o motorista deve tomar ao retirar veículo de área coberta por água das chuvas

Imagem ilustrativa da notícia Dicas para salvar o veículo de alagamentos camera ( Divulgação

Embora as enchentes ainda não sejam um problema constante na vida de diversos municípios brasileiros, chuvas e temporais vêm provocando estragos em alguns bairros de muitas cidades e, consequentemente, nos veículos que se encontravam nas áreas atingidas. Mesmo o mais precavido pode ter seu carro danificado pelas águas das chuvas. Muitos já enfrentaram situações de alagamentos nas vias que resultaram em danos aos veículos, e até mesmo risco à vida. Por isso, numa situação como essa, é bom saber o que fazer para não aumentar o prejuízo do veículo ao encontrá-lo parcial ou totalmente submerso.

Então aqui vão recomendações para preservar o veículo em áreas alagadas.

1. Caso o motor morra durante a travessia de um alagamento, jamais tente dar a partida. Mantenha-o desligado e remova o veículo até uma oficina. Diante da possibilidade de ter entrado água no motor, isto reduz o risco de danos causados por calço hidráulico.

2. Observe a altura do nível de água do alagado, que não pode exceder o centro da roda.

3. É prudente que o veículo, durante o alagamento, seja dirigido em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante, em torno de 2.500 rpm, o que diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor.

4. No caso de veículos com câmbio automático, a troca de marchas deve ser feita manualmente, usando as palhetas no volante. Dessa forma o veículo não desenvolve tanta velocidade, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor. Outra possibilidade é manter baixa a velocidade do veículo durante o trecho alagado, sem descuidar da rotação do motor, sempre em torno de 2.500 rpm.

5. Mantenha a calma nos casos em que, durante a travessia, sejam constatados sintomas como o aumento de esforço ao esterçar, variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, aumento do esforço ao acionar os freios e luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS acesas. Provavelmente todo esse quadro é causado pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as polias da bomba da direção e alternador – um fato passageiro que não impede a dirigibilidade. Apenas reforce a cautela e mantenha o menor número possível de equipamentos ligados.

6. É recomendado desligar o ar-condicionado, reduzindo o risco de calço hidráulico. Essa prática impede que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor.

7. Para casos mais sérios de alagamentos, é recomendado preventivamente fazer um check-up, corrigindo possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica, muitas vezes simples e imperceptíveis nessa fase (como mau contato), mas que posteriormente podem gerar grandes transtornos.

8. Havendo travessias consecutivas de alagamentos, recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois estará sujeito à contaminação por fungos, microorganismos e bactérias, demandando limpeza.

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