plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES AUTOMOTIVAS

Você sabe os significados dos símbolos dos automóveis?

Já olhou para o logotipo de um veículo e pensou o que aquilo significa? Aqui explicamos para você.

Imagem ilustrativa da notícia Você sabe os significados dos símbolos dos automóveis? camera ( Divulgação

Toda marca tem o seu logotipo. Mas porque ele surgiu e o que ele significa? Vamos explicar resumidamente aqui, em ordem alfabética.

Na Audi, as 4 argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947: Horch, Audi, Wanderer e DKW. E no dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

Na Alfa Romeo, o símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome da marca fundada em 1910 é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.

Na BMW, o logotipo representa uma hélice de avião nas cores azul e preta. Ele foi criado depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. E BMW é a abreviatura de ‘Fábrica de Motores da Bavária’, tradução para Bayerische Motoren Werk.

Na Cadillac, marca famosa da General Motors, o emblema é derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac (fundador da empresa) e desperta muita admiração pela grinalda de plumas.

Na Chevrolet, diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca (William Durant) teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.

Na Chrysler, a antiga estrela de 5 pontas, formada a partir de um pentágono com 5 triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido adotado entre as décadas de 30 e 50.

Na Citroën, os 2 ‘V’ invertidos – conhecidos na França como ‘Deux Chevron’ – simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.

Na Dodge, o búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no Estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.

Na Ferrari, o cavalo empinado era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na 1ª Guerra Mundial. E a pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros, a partir de 1923.

Na Fiat, a sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Por algum tempo as 4 letras foram substituídas por 4 barras inclinadas (brancas ou cromadas), sendo que depois o símbolo passou a remontar aos primeiros veículos fabricados pela Fiat.

Na Jeep, a marca norte-americana tem sua origem da pronúncia em inglês da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.

Na Lamborghini, o touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca (Ferruccio Lamborghini) às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que alguns carros da marca têm nomes de touros famosos, como Diablo e Murciélago.

Na Maserati, o logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.

Na Mercedes-Benz, a estrela de 3 pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e ar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.

Na Mitsubishi, um diamante de 3 pontas remete à resistência e preciosidade e veio do nome da marca: ‘Mitsu’ significa 3 em japonês, enquanto que ‘Bishi’ significa diamante.

Na Nissan, a moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio “sinceridade leva ao sucesso”. Nissan significa “indústria japonesa”.

Na Peugeot, o leão estilizado representa a qualidade superior da marca e homenageia a cidade de Lion (França), sendo usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu várias modificações.

Na Porsche, são 2 brasões sobrepostos, o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.

Na Renault, o losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve várias mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, unia 2 ‘R’, em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.

Na Rolls Royce, os 2 ‘R’ do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus 2 fundadores, Charles Rolls em 1910 e Frederick Royce em 1933, as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.

Na língua japonesa, Subaru tem o significado de ‘plêiade’ (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.

E na Volvo, o logotipo é símbolo da masculinidade e já foi contestado por movimentos feministas. Esse símbolo era usado pelos alquimistas para representar o metal, alusão que a marca sueca fez à durabilidade dos seus veículos.

VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias