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TEMPORADA DE CHUVAS

Saiba como avaliar o status dos pneus para viajar

Bom estado de conservação dos pneus, atenção com o prazo de validade dos mesmos e balanceamento do peso trazem maior segurança aos motoristas e ao trânsito debaixo daquele temporal

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Imagem ilustrativa da notícia Saiba como avaliar o status dos pneus para viajar camera ( Divulgação

Todo começo de ano é marcado por intensas chuvas, exigindo maior atenção nas estradas e também na qualidade dos pneus. Por conta disso, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia enfatizam pontos essenciais para cuidados com os pneus.

Se uma viagem segura começa pelo planejamento, o Inmetro tem alertado que o início de 2023 reserva um grande volume de chuvas para todo o país. Por esta razão, dirigir requer ainda mais atenção, assim como a verificação do estado dos pneus – que, quando desgastados, aumentam o risco de aquaplanagem debaixo de um temporal.

Além do estado, é preciso observar se os pneus possuem o Selo de Conformidade do Inmetro, que traz a garantia de que passaram por ensaios laboratoriais como verificação da marcação, dimensional, ensaio de velocidade sob carga, entre outros, atestando que todos os requisitos de segurança e desempenho foram atendidos.

Outro ponto importante é a verificação do prazo de validade, normalmente estabelecido em 5 anos pelos fabricantes. Na lateral do pneu é possível encontrar quando o pneu foi fabricado, sendo que os 2 primeiros algoritmos são referentes a semana e os demais algoritmos são referentes ao ano da fabricação.

“Mesmo que o veículo não seja muito utilizado, é preciso obedecer ao prazo de validade, porque a borracha pode ressecar, trazendo maior risco de estouro do pneu. Também é importante atentar às condições. Se o pneu estiver gasto, com bolhas ou ressecado, é hora de trocá-lo. O mesmo cuidado deve ser direcionado ao estepe”, explicou Marcos Torres Scomparin, representante da Abrac.

A verificação do balanceamento dos pneus também deve ser realizada, segundo Scomparin, já que é necessária a distribuição igualitária do peso por todos os pneus. “Assim evitam-se desgastes prematuros e aumenta-se a vida útil dos pneus”, conclui.

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