Quando chega a hora de trocar de carro e a busca é por veículos seminovos ou usados, alguns cuidados são essenciais para que esse momento não se torne uma dor de cabeça. A ansiedade e principalmente o desconhecimento podem ser um problema na hora de levar o automóvel para casa. Todo ano o Procon recebe milhares de reclamações referentes a carros vendidos com danos ou defeitos. Outro número alarmante é o de queixas relacionadas ao recebimento de multas após a compra do veículo, bem como demora na entrega da documentação e detalhes de contrato.
Mas como evitar esses problemas? Primeiro, desconfie de ofertas de automóveis com valor muito abaixo do mercado. Em alguns casos, golpistas se passam por funcionários de montadoras e de concessionárias, oferecendo um valor atrativo para o carro. Também evite veículos recuperados de roubos e furtos, principalmente que não tenham passado por uma análise especializada. Atente-se para automóveis de herança, que podem estar com manutenção precária ou com documentação irregular.
E se estiver na companhia de um profissional especializado, as recomendações são: checar as condições mecânicas e estruturais do carro; verificar possíveis problemas de documentação no Detran ou com o auxílio de um despachante (para isto é necessário a placa e o Renavam do veículo); conferir se não existem parcelas em atraso; se possível, levar em empresas de vistoria; e consultar o CNPJ da loja que está vendendo o automóvel.
Por fim, independente da credibilidade da empresa ou do vendedor, sempre peça um documento detalhado das garantias e políticas do negócio, que contemple a forma de pagamento, as condições de devolução e a restituição do seu dinheiro. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar