Aqui vão dicas para que o motorista possa aumentar a vida útil dos pneus e, principalmente, economizar combustível. A primeira das dicas envolve a calibragem correta dos pneus e de acordo com a indicação do manual do automóvel. Ao rodar com a pressão correta dos pneus, a superfície de contato com o solo passa a ser uniforme, contribuindo para um menor atrito e esforço, onde a relação de transmissão para o deslocamento do carro passa a ser menor, colaborando com o consumo de combustível.
Por isso o motorista deve verificar regularmente a calibragem dos pneus e não rodar fora das especificações. Portanto, a fim de garantir o desgaste uniforme dos pneus e a economia de combustível, é importante fazer a calibragem dos pneus periodicamente (a cada 15 dias), preferencialmente no período da manhã e com os pneus frios, seguindo as especificações do fabricante – estas especificações (pressão de calibragem e peso a ser transportado) podem ser encontradas na placa de identificação colada na parte interna da tampa do tanque de combustível, na coluna da porta do motorista ou ainda nos manuais dos veículos.
Além das verificações periódicas da pressão em todos os pneus, é necessário que o bico, a válvula e a tampinha estejam em perfeitas condições. Portanto, se houver sinais de ressecamento ou de trinca na borracha do bico, algum componente torto ou amassado, ou bico sem a tampinha de proteção, as válvulas devem ser substituídas.
Outro ponto que influencia no maior desgaste de pneus e no aumento do consumo de combustível é o desalinhamento da direção. Quando o automóvel não está devidamente alinhado, ocorre o desgaste irregular dos pneus, ocasionando desconforto ao dirigir, promovendo o arraste (pneus ‘cantando em curvas’) e aumentando o consumo de combustível.
Seguindo a mesma premissa do alinhamento, o balanceamento também é fundamental para a eficiência do conjunto de rodagem (rodas, pneus e bicos/válvulas). Rodas não balanceadas contribuem para uma distribuição incorreta das cargas nos rolamentos e no sistema de suspensão. Toda vez que é feito um rodízio ou a aquisição de pneus novos, é recomendado a verificação do alinhamento e do balanceamento, bem como a correção do sistema, caso diagnosticado desvios em relação ao especificado. Vale pensar que o carro está recebendo um novo item e que este deve estar ajustado à estrutura como um todo.
Por fim, a maneira de condução também é muito importante para a durabilidade dos pneus e para um consumo de combustível adequado e eficiente. Ao evitar obstáculos, buracos, freadas bruscas e apoiar os pneus no meio-fio, o motorista preserva a estrutura do pneu, poupando o sistema de possíveis avarias. Por isso, é importante a prática da utilização da direção defensiva e de cuidados no dia a dia. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.
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