plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PILOTANDO COM SEGURANÇA

Comprando o capacete corretamente

Item obrigatório de segurança precisa ser adquirido com todo o cuidado e atenção

Imagem ilustrativa da notícia Comprando o capacete corretamente camera ( Divulgação

Você sabe: andar de motocicleta em qualquer cidade com tráfego intenso de veículos é bem complicado. Basta uma manobra equivocada – do próprio motociclista ou de um carro próximo – para a moto ir ao chão e, com ela, seu condutor. Por isso é tão fundamental que o motociclista use sempre equipamentos de proteção. E, de todos, o mais importante é o capacete – afinal, o impacto da cabeça se chocando contra a via tem um grande risco de ser fatal.

Mas qual é o capacete ideal? Isso depende de uma série de fatores, mas os mais importantes são a qualidade do produto e a adequação ao tamanho da cabeça do motociclista. Confira a seguir algumas dicas para não errar na hora da compra.

• Com a ajuda de uma fita métrica, meça a circunferência da sua cabeça passando a fita acima da orelha e sobre a sobrancelha. Com essa medida, veja o capacete com o número mais aproximado do resultado da fita em centímetros.

• Verifique se o capacete está apertando a parte superior da sua testa. Caso isso ocorra, procure um número maior, para melhorar o conforto.

• Ao experimentar o capacete, repare se a visão periférica está boa. É ela que vai ajudá-lo a olhar pelo espelho retrovisor sem muito esforço.

• Verifique as fivelas do capacete, que são muito importantes em caso de queda, evitando que ele saia da cabeça com facilidade. E sempre afivele o capacete antes de dar partida na motocicleta.

• Procure optar por capacetes fechados, que proporcionam um nível de segurança maior que o de um capacete aberto, no qual o queixo fica 100% exposto.

• Opte por capacetes com cores chamativas como laranja, amarelo e branco, que facilitam ser visto à noite, prevenindo acidentes.

• Evite comprar um capacete usado, pois ele pode estar com a validade expirada ou até já ter sofrido avarias, comprometendo a sua segurança.

• Verifique a validade do capacete e a presença de adesivos refletivos na parte traseira, na dianteira e nas duas áreas laterais.

• E sempre feche a viseira antes de iniciar o movimento com a moto. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias