plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MANUTENÇÃO É ESSENCIAL

Dicas automotivas para viajar com segurança no feriado

Atitudes simples como uma revisão no veículo fazem parte do planejamento da viagem e podem diminuir imprevistos

Imagem ilustrativa da notícia Dicas automotivas para viajar com segurança no feriado camera ( Divulgação

Para muitos, o feriado é sinônimo de viajar. Por isto, muitos vão pegar as estradas. Mas para que a viagem aconteça de forma tranquila, o cuidado deve ser redobrado e é preciso ficar atento a detalhes do veículo, como a vida útil dos pneus e dos itens de segurança diretamente ligados à manutenção. Por isso é essencial atentar às revisões e sinais de problemas, priorizando um check-up antes de rodar. Pensando nisso, a RR Pneus, revendedora das marcas Bridgestone e Firestone, explica os principais pontos para uma revisão preventiva e preparou um checklist para quem quer pegar a estrada em segurança – e, pensando no conforto e no bem estar dos clientes, conta com ampla rede de lojas pronta para atender as mais diversificadas demandas e realizar todas as manutenções.

PNEUS – Como único ponto de contato entre o veículo e o solo, o pneu exerce influência direta no comportamento do veículo e deve receber atenção especial na manutenção. Sua boa condição proporciona o aproveitamento dos sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem.

Item essencial pra boa condição de rodagem e para menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo, a pressão dos pneus deve ser verificada semanalmente. Respeite a calibragem indicada pelo fabricante e o faça com pneus frios (num posto não mais que 2 km de sua casa), lembrando de incluir o estepe – que deve ser calibrado com pressão até 5 libras acima. Além disso, é preciso fazer alinhamento e balanceamento, bem como rodízio para preservar o desempenho, aumentar a segurança do carro e prolongar seu período de uso.

O alinhamento e o balanceamento evitam o desgaste prematuro dos pneus e que o automóvel fique instável ou inseguro, ao garantir a estabilidade e a melhor dirigibilidade. No que diz respeito ao rodízio de pneus (inversão das posições entre os dianteiros e traseiros), ele garante uma vida longa e uniforme e deve ser realizado periodicamente, conforme o manual do veículo, pra equalizar o desgaste.

Também é importante verificar o indicador que mostra a vida útil do pneu e a hora de trocá-lo – o Conselho Nacional do Trânsito define o limite mínimo de 1,6 mm. Daí ser importante checar a superfície dos pneus para garantir que a profundidade dos sulcos ainda é suficiente pra manter a aderência. Se for percebido algum desgaste, é hora de analisar a troca. E se encontrar bolhas, rasgos ou perfurações, a troca deve ser imediata.

FREIOS – A verificação do freio é indispensável. Na revisão, o fluido, as pastilhas, os discos e as lonas devem ser verificados, realizando manutenção preventiva conforme o manual do carro e o tipo de freio, já que ambos exigem períodos de revisões diferentes.

LÂMPADAS – As luzes aumentam e melhoram a dirigibilidade, preservam a segurança de motoristas e passageiros e evitam infrações às leis de trânsito. Por isso, vertodas as lâmpadas e realizar trocas se necessário deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo, evitando transtornos e acidentes.

ÓLEO – O óleo lubrificante evita o atrito entre as peças e cuida da ‘saúde’ do motor, já que sua ausência pode levar ao superaquecimento. O motorista deve ver o nível constantemente e realizar a troca conforme as especificações do fabricante do veículo, que pode ser indicada segundo a distância percorrida ou uso num certo período. Fazer a manutenção preventiva, seja pra viajar ou circular na cidade, é essencial para a segurança e conservação do veículo. VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias