Diário Online
PARAZÃO 2021

Paysandu apresenta "evolução", destaca Gerson Nogueira

Leia a coluna de Gerson Nogueira desta segunda (26)

segunda-feira, 26/04/2021, 08:26 - Atualizado em 26/04/2021, 08:41 - Autor: Gerson Nogueira


Imagem ilustrativa da notícia: Paysandu apresenta "evolução", destaca Gerson Nogueira
| Jorge Luiz/Paysandu

Discretos sinais de evolução

Com mais objetividade e bom aproveitamento na definição de jogadas, o PSC venceu o clássico com a Tuna no sábado à tarde, na Curuzu, por um placar (2 a 0) que é mais folgado do que a partida realmente foi. Quase um amistoso, por conta da classificação antecipada dos times, o jogo começou aberto, com os tunantes mais presentes no ataque.

O técnico Robson Melo escalou a Tuna ofensivamente, propondo ações pelos lados com Pedrinho, Léo Rosa e Jayme, tendo Paulo Rangel centralizado e Lukinha ainda pela direita. Deu certo, em termos de pressão, nos primeiros 20 minutos. Com muita correria, o time fazia investidas em direção à área alviceleste, mas sem criar nenhum lance mais agudo.

A Tuna chegava, mas não finalizava. Cercava, mas não invadia. Lukinha e Jaime, seus melhores chutadores, evitavam arriscar de fora da área. O centroavante Paulo Rangel, pouco acionado, via-se obrigado a sair da área em busca da bola.

Com Jhonnatan mais avançado, o PSC saiu do imobilismo e passou a atacar também. O problema é que caía no repertório manjado de sempre: bolas altas na área em busca de Igor Goularte e Nicolas. Não funcionava porque a zaga lusa tem os dois zagueiros mais altos do campeonato: Dedé e Felipe.

No meio-campo, Ruy voltou à equipe, com os problemas de sempre. Aparecia pouco e evitava jogadas de risco. Dá a impressão de pisar em ovos, fugindo a qualquer possibilidade de erro.

Com a ausência de um meia criativo quem mais sofre consequências é Nicolas. Ele só apareceu em campo aos 26 minutos. Recebeu rebote junto à grande área e chutou, mas a bola saiu prensada e distante do gol.

Com erros se repetindo de lado a lado, uma jogada de linha de fundo permitiu a abertura do placar. Israel avançou pela direita e cruzou rasteiro. Felipe rebateu para a entrada da área, onde Jhonnatan, livre de marcação, arrematou em direção ao gol. Bola no barbante aos 36 minutos.

A Tuna quase chegou ao empate dois minutos depois. Dedé escorou cruzamento de Léo Rosa, mas a bola foi desviada pelo atacante Jayme quando ia em direção ao canto direito do gol bicolor.

Na etapa final, as equipes continuaram com as mesmas estratégias. A Tuna manteve presença no campo adversário e, aos 6 minutos, quase chegou lá. Léo Rosa cobrou falta e Paulo Rangel se antecipou à zaga, testando com perigo. Três minutos depois, Israel foi à linha de fundo pela esquerda e cruzou para Denilson, desmarcado, cabecear e fazer 2 a 0.

A partir daí, a Tuna trocou peças, mas não encontrou a liga necessária para tornar realidade a intenção demonstrada. O jogo ficou sob controle do PSC, que mudou muito também, mas passou a administrar tocando a bola sem pressa. Ainda teve boa chance, com Ari Moura (que entrou no 2º tempo).  

Paulo Rangel ainda ameaçou, aos 31’ e 46’, mas o placar não se alterou. A evolução esperada ainda não é plenamente visível no Papão, mas o time melhorou em relação aos jogos anteriores. Além disso, garantiu seu nono ponto em três rodadas, sem sofrer gols. É um avanço.  

Sai amanhã a primeira parcial do Troféu Camisa 13

O Troféu Camisa 13, maior e mais popular premiação do esporte paraense, movimenta os bastidores do futebol regional com a expectativa do anúncio dos mais votados pelo torcedor. A primeira parcial do certame será anunciada amanhã, 27, às 6h30, no programa Camisa13/RBATV.

Adequando-se às normas sanitárias preventivas à pandemia, o TC13 deste ano é totalmente on-line, facilitando o acesso do torcedor-técnico, que também é premiado pela participação. Para escolher sua seleção do Parazão, o torcedor deve acessar @trofeucamisa13.com.br.

LEIA TAMBÉM: Árbitro sofre ameaças após jogo do Campeonato Paraense

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS
Error while parsing
Error while parsing
Line 5, column 109: "cirio"
                <span class="hx-style-1 h1 dol-mais-noticias mw-wrapper dol-c-<mw:property value='isCirio ? 'cirio' : categoryInfo.name' transform='normalize-for-url,tolower'/> mw-m-b-30 dol-f-nunito-bold mw-pad-l-15">Mais em <span class="dol-f-nunito-extra-light">${isCirio ? 'Círio' : (article.categoryInfo.parentCategory.name ?? article.categoryInfo.name)}</span></span>
                                                                                                            ^