![Remo e Paysandu vivem momentos delicados com seus torcedores Imagem ilustrativa da notícia Remo e Paysandu na rodada dos "endividados"](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/REX-PA-24_00892748_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2FREX-PA-24_00892748_0_.jpg%3Fxid%3D3004414&xid=3004414)
Remo e PSC estão em dívida com suas torcidas. Ambos fizeram má figura na 4ª rodada do Campeonato Paraense e, principalmente, na primeira fase da Copa Verde. Os bicolores perderam para o Santa Rosa, em Ipixuna, e empataram com o Porto Velho, na Curuzu, safando-se por pouco da eliminação. Os azulinos fizeram pior: tropeçaram no Capitão Poço e foram desclassificados pelo São Raimundo-RR, no Baenão. Uma vergonha.
Resultados decepcionantes, que abriram de imediato um debate sobre o potencial dos times para encarar a Série B daqui a pouco mais de um mês. Está óbvio que, apesar das oscilações normais de começo de temporada, a dupla Re-Pa não está forte em nível suficiente para competir mesmo com equipes modestas de Rondônia e Roraima, ambas sem divisão.
O fato é que a rodada do Parazão será observada com lupa pelos torcedores neste domingo. O PSC vai encarar o Bragantino, às 15h30, no estádio Diogão, em Bragança. A dúvida está no meio-campo, onde Matheus Vargas e Leandro Vilela disputam a titularidade. PK deve continuar na lateral-esquerda e o ataque vai completo, com Borasi, Rossi e Nicolas.
O Remo faz o clássico com a Tuna, às 18h, no estádio Jornalista Edgar Proença. A Águia busca subir na tabela e o Leão tenta ampliar vantagem na liderança. O time de Rodrigo Santana entra pressionado pela necessidade de se reabilitar perante o Fenômeno Azul. Dodô volta e é possível que Adailton siga no ataque, assim como Klaus na zaga. O jogo passou a valer muito. Um novo tropeço seria desastroso.
É preciso considerar que enquanto o problema se limitava à caminhada no Parazão, onde PSC e Remo têm situação confortável na classificação, os maus passos eram aceitáveis. Quando a chave virou e ambos tiveram que encarar confrontos com times de outros Estados, a coisa adquiriu outros contornos.
Na esteira do fiasco diante do São Raimundo, veio à tona a inglória lembrança da eliminação do Remo diante do Porto Velho, na Copa do Brasil 2024. O drama é tão sério que a definição do confronto no torneio deste ano já desperta o receio de um novo vexame: o Leão vai duelar com o Grêmio Atlético Roraima (GAS), de Roraima, treinado por Emerson Almeida e cheio de atletas paraenses.
Os temores são justificados. O Remo não mostrou competência técnica para superar o São Raimundo. Além da atuação constrangedora, ainda mostrou um desligamento preocupante, como se estivesse em patamar absolutamente superior aos adversários – e não está. Camisa e tradição importam, mas não garantem vitórias.
Do lado bicolor, os receios também existem. O time avançou na Copa Verde, classificando-se para enfrentar o Manaus em duas partidas. Por via das dúvidas, depois das críticas dos jogadores Rossi e Vargas ao gramado da Curuzu, a diretoria decidiu receber o Manaus (jogo de ida) no Mangueirão. Na Copa do Brasil, o Papão só estreia na 3ª fase.
Leão tenta reforçar staff com ex-flamenguista
Caiu como bomba a notícia de que Marcos Braz é o novo representante legal do Remo junto à CBF e que negocia sua participação no staff de futebol do clube. A informação surgiu por ocasião do sorteio de datas e jogos da Copa do Brasil, na sexta-feira à tarde.
Ex-vice-presidente do Flamengo, Braz é conhecido pelo estilo respeitado nos bastidores, principalmente em relação à CBF. Esteve no Baenão há duas semanas e se reuniu com a diretoria do Remo. O motivo da visita, não informado à época, agora ficou bastante claro.
Segundo a nota oficial, o clube “já iniciou as tratativas” para que Braz possa integrar o staff do futebol azulino, ao lado de Sérgio Papellin. Fica a dúvida quanto ao papel do CEO a partir da chegada de Braz.
Bola na Torre
Guilherme Guerreiro comanda a atração, a partir das 23h, na RBATV, com a participação de Giuseppe Tommaso e deste escriba de Baião. Em pauta, a análise da 5ª rodada do Parazão. A edição é de Lourdes Cezar e Lino Machado.
Tuna apoia inclusão doando ingressos para jovens
A partir de uma iniciativa da Federação Paraense de Futebol junto à Defensoria Pública, jovens em situação de vulnerabilidade ganham ingressos para assistir o clássico Tuna x Remo, hoje, no Mangueirão. O objetivo é garantir o direito de convivência e inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco social.
A Tuna, mandante do jogo, vai disponibilizar ingressos para os jovens cadastrados no Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), reforçando o compromisso em favor das políticas inclusivas. Os ingressos se destinam às unidades Dulce Aciolli e Esperança, localizada em Icoaraci.
A iniciativa é digna de aplausos. A Tuna é um clube conhecido pela formação de atletas e o gesto já nasce vitorioso pela importância social e a garantia de cidadania aos jovens acolhidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar