plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Fogo amigo derruba o Papão

O pior dos castigos se abateu sobre o Papão, ontem à noite, em Criciúma. Mesmo sem jogar bem, o time paraense mantinha o jogo mais ou menos equilibrado diante dos donos da casa. Acontece que as emoções ficaram reservadas para o apagar das luzes, quando ac

twitter Google News

O pior dos castigos se abateu sobre o Papão, ontem à noite, em Criciúma. Mesmo sem jogar bem, o time paraense mantinha o jogo mais ou menos equilibrado diante dos donos da casa. Acontece que as emoções ficaram reservadas para o apagar das luzes, quando aconteceram os lances capitais.

Primeiro, foi marcado um penal inexistente contra os bicolores, mas o goleiro Ivan defendeu. Em seguida, veio a desgraça. Um gol contra marcado pelo centroavante do time.

Everaldo, que não balançava as redes desde setembro do ano passado, resolveu quebrar o jejum justamente contra suas próprias redes. Lembrou Oséas, quando no Palmeiras. Seria até cômico se não fosse trágico.

No geral, o Papão cumpria uma jornada razoável. Sofreu alguns sustos nos minutos iniciais, mas depois se assentou em campo e executou boa marcação sobre os velozes atacantes do Criciúma durante todo o primeiro tempo. Conseguia sair com a bola no chão, através de Augusto Recife e dos laterais Pikachu e João Lucas, acionando o atacante Everaldo na frente.

O Criciúma utilizava o jogo de força, recorria à ligação direta e aos cruzamentos sobre a área, sempre levando algum perigo. Partia para o ataque sempre com imensa disposição, mas o Papão respondia com um bloqueio eficiente pelo meio, com Fahel à frente dos zagueiros, auxiliado por Jonathan e Recife.

O problema é que Pikachu, apesar de mais acionado que nas últimas partidas, continua abaixo de sua produção habitual. Na fase de arrancada do Papão, entre a terceira e a décima rodadas, o ala respondia pela maior parte das tentativas individuais, quase sempre decidindo jogos.

Depois do intervalo, o Papão voltou mais plantado no setor defensivo, claramente esperando que o Criciúma permitisse espaços para o contra-ataque, mas quando apareciam chances Welinton Jr. não conseguia puxar as jogadas com a rapidez necessária.

Por seu turno, o Criciúma mantinha a estratégia de sempre. Bola na área para Neto Baiano tentar o cabeceio. A insistência criava desassossego para a zaga bicolor, mas não surtia o efeito desejado pelo mandante. Aos poucos, porém, o time do Papão foi se deixando levar pela pressão catarinense, que a essa altura já atacava com até quatro homens de frente.

O crescente desespero do Criciúma talvez fosse a oportunidade para o Papão explorar o contra-ataque e matar o jogo. Dado Cavalcanti, porém, mantinha o improdutivo Welinton Jr., enquanto Petkovic fazia todas as trocas possíveis para dar injetar vigor ofensivo ao Tigre.

A primeira substituição no Papão veio logo no reinício da partida. Por contusão, Emerson saiu para a entrada de Ivan. Mesmo sem render, Welinton Jr. seguia em campo. Dado surpreendeu lançando Gilson no lugar de Augusto Recife. Pablo era a opção mais recomendável.

No ataque, a mudança só veio aos 39 minutos. Welinton Jr. foi trocado por Aylon, que ainda participou de dois bons lances. E tome sustos por conta de avanços de Neto Baiano, Lucca e Roger Guedes, principalmente.

Até que, num espaço de apenas dois minutos, o time foi do céu ao inferno. Ivan pegou penal mal assinalado pela arbitragem, mas no minuto seguinte Everaldo jogou contra o patrimônio, decretando a segunda derrota consecutiva do Papão. Desfecho cruel.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gerson Nogueira

    Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!