plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Radiografia de um vexame

O Remo segue afrontando seus torcedores com atuações pífias em momentos importantes. Na segunda à noite, jogando em Boa Vista (RR) com transmissão em TV aberta (via RBA), o time foi tão lerdo e desinteressado quanto havia sido na final da Copa Verde contr

twitter Google News

O Remo segue afrontando seus torcedores com atuações pífias em momentos importantes. Na segunda à noite, jogando em Boa Vista (RR) com transmissão em TV aberta (via RBA), o time foi tão lerdo e desinteressado quanto havia sido na final da Copa Verde contra o Cuiabá. Em certos momentos, a impressão é de que os jogadores estavam numa pelada de fim de semana, tal o ritmo lento empregado nos primeiros momentos.

A agressividade do Náutico, para um time que ostenta a lanterna do Grupo A1 da Série D, parece ter pego o Remo de surpresa, como se os comandados de Cacaio nunca tivessem encarado um adversário mordido e querendo mostrar seu valor.

Apesar de estar na pior colocação da chave e das precárias condições de sobrevivência do time, o Náutico criou problemas para todos os times que o visitaram. Nacional e Rio Branco empataram lá dentro, mas o Remo parecia inicialmente convencido de que iria dar um passeio. Com a firme postura dos donos da casa, a equipe paraense ficou sem saber como agir.

É claro que a atuação desastrosa do sistema defensivo e o terrível desperdício de gols – pelo menos oito grandes chances – foram determinantes para o resultado vexatório. Disperso em campo, o Remo atuou como se os jogadores estivessem se conhecendo ali no esburacado gramado do Ribeirão.

Essa desarrumação tática foi causada pelas mudanças feitas no time pelo técnico Cacaio. Usou um combo de 4-6-1 com 4-3-2-1, mas com evidente falta de familiaridade dos jogadores com o esquema. Eduardo Ramos, principal articulador da equipe, foi destacado para a função de segundo atacante. Apesar do visível esforço para contribuir, acabou subutilizado, tendo que fazer as vezes de ponta esquerda sem qualquer cacoete para a função.

Pior que isso: sem Ramos a ditar o ritmo no meio-de-campo, o jogo azulino passou a depender de seus três volantes, com Chicão um pouco mais adiantado. A bola acabava rifada em meio à empedernida disputa com os meio-campistas do Náutico.

Ao abrir mão de atacantes de ofício para vencer o jogo, Cacaio condenou Rafael Paty à solidão na grande área. Esforçado, o atacante tentava aproveitar as poucas bolas que iam em sua direção ou que passavam pelos beques. Acertou uma apenas, mas terminou substituído por Welthon tornando o ataque azulino ainda mais atrapalhado.

Com seis homens no meio, era de se esperar que o Remo fosse mais contundente nas ações ofensivas, sufocando o Náutico desde o começo. Aconteceu justamente o contrário. Quem se movimentou de maneira mais inteligente foi o modesto time roraimense, que esperava as subidas azulinas para encetar contragolpes agudos.

Os dois gols do Náutico no primeiro tempo nasceram de jogadas pela direita, em cima do espaço deixado pelo lateral Rodrigo Soares, que custava a voltar dos avanços ao ataque. Por ali aconteceram os dois cruzamentos fatais, pegando a zaga em linha e quase imóvel. O segundo gol teve ainda a participação do volante Leandro, que errou o salto e não conseguiu cortar a bola.

No segundo tempo, já com três atacantes (Aleilson, Welthon e Léo Paraíba), Cacaio deixou as cautelas de lado e partiu para o tudo ou nada. Talvez se tivesse invertido as prioridades, a sorte teria sido diferente. Diante do pior time do grupo, o mais coerente seria entrar com uma escalação ofensiva, capaz de resolver a partida logo de cara.

Que o vexame do Ribeirão tenha servido de lição para o desenrolar da Série D, cuja primeira fase ainda está indefinida. O Remo, que se destacava como melhor do grupo, já não pode exibir a mesma segurança e vai depender de pelo menos duas vitórias para sacramentar a classificação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gerson Nogueira

    Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!