Eleição virtual para reitor da UFPA

Amanhã, a comissão eleitoral homologará as chapas que se inscreveram – o prazo terminou na sexta – à eleição virtual dos dias 29 e 30, para o comando da reitoria da UFPA. Tudo indica que serão apenas duas: pela reeleição, Emmanuel Tourinho, tendo como vice Gilmar Pereira da Silva. E pela Oposição, Marcelo Rassy, tendo como vice Márcia Bragança.

Atraso cartorário

O Cartório de Registro de Imóveis do Segundo Ofício está quebrando todos os recordes de atrasos para efetivação de registros imobiliários: 120 dias tem sido o prazo considerável “razoável” pelo responsável. Sem contar com os sucessivos pedidos de atualização de documentos, que pela lentidão causada pelo próprio cartório, vencem e atrasam o respectivo registro.

Cesupa em Inovação acadêmica

Docentes do Cesupa participaram da VII Semana de Formação de Professores STHEM Brasil. Reuniu docentes de diferentes instituições do país e contou com a participação de professores de universidades do Canadá, EUA e México, em busca de inovações na educação. O Cesupa é a única IES do Pará que integra o Consórcio STHEM Brasil, uma rede de cooperação que investe na formação de professores de todo o país.

Circular: conteúdos virtuais

De 8h às 22h, virtualmente e com tudo gratuito, ocorre neste domingo a 31ª edição Circular Campina Cidade Velha. Pelo Facebook (@ocircular), Instagram e IGtv (@circular campinacidadevelha), serão disponibilizados conteúdos para que todos tenham um dia de interações e entretenimento, em casa.

Reabilitação de animais silvestres

Iniciativa pioneira, Helder vai construir o Centro Estadual de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Pará. Segundo Mauro O’de Almeida, titular da Semas, o espaço funcionará na Grande Belém com a expectativa de atender até 10 mil animais por ano. O Cetras terá dois setores: uma área onde ficarão os recintos para triagem e reabilitação dos animais - norma federal veda o acesso ao público - e a outra destinada ao chamado Bioparque, para exposição de animais reabilitados, mas que não podem ser devolvidos à natureza. O Bioparque será voltado também à educação ambiental. O valor do investimento corresponde à obrigação de Compensação Ambiental do empreendimento de bauxita da Hydro, em Paragominas.

Exportação

Neste ano, o Pará será o terceiro maior exportador de grãos no Brasil. Em 2026, assumirá a liderança.

Bayuca

Diante do cenário atual, os irmãos Castanho acionaram o compasso de espera para abrir o restaurante Bayuca, na Braz. Coisa para dezembro.

Remédio

Mais uma farmácia na Doca. A rede Maxi Popular ficou com o antigo ponto do El Patron. Intermediação da Dr. Imóvel.

Doca

A rede paraense da gema, Reinafarma, ficou com o estratégico ponto da Doca, em frente ao shopping, onde funcionou a loja da Pirelli.

Portugal

No sistema de vendas, o voo da TAP entre Belém e Lisboa aparece para setembro. Porém, no sistema da Infraero, somente a partir de outubro.

Café

A rede Fran’s Café está namorando ponto na Braz, para montar loja 24h.

Beleza

Cecilia Rascovschi registrou as duas marcas de cosméticos que lançará neste ano: em julho, Nizuc, para as classes B e C. E em outubro, a sofisticada linha CR Beauty. Venda direta e pelos canais virtuais.

Voo

As três grandes, Gol, Latam e Azul, esta, todos os dias, e aquelas quatro vezes por semana, continuam operando em Belém. Val-de-Cans registra em média 16 voos por dia. Antes da pandemia eram 60 voos diariamente.

Grãos

Só neste mês, a Hidrovias do Brasil vai exportar 650 mil toneladas de grãos pelo porto de Vila do Conde.

Álcool

O terminal de Miramar abasteceu de álcool combustível o primeiro navio. O produto veio do Mato Grosso, via Miritituba.

Milho

A safra do milho antecipou em um mês. Ainda em junho, suplantará a soja no porto de Vila do Conde.

Argumento

Com gravação remota, eis a pauta do Argumento de amanhã: o neurocirurgião Antônio Neves; o chef boulanger Felipe Oliveira; o diretor-geral do Detran-PA, Marcelo Guedes, e o médico Flávio Freire, especializado em Medicina do Esporte. Às 22h, na RBA e no site da emissora. 

Marítima

Em dois anos dobrou o número de agências marítimas em Belém. Agora são 30, com participação de todas as grandes do Brasil. O Pará já é um dos maiores polos logísticos do país.

Salomão

O projeto do novo restaurante Beto Salomão, na Benjamin, leva a assinatura de Perlla et Jr.

Quality

Retomada com aceleração a obra de finalização do complexo Porto Quality, na Governador. Entrega neste ano.

Podcast

Em mais uma plataforma, o programa Argumento da RBA disponibiliza as entrevistas em formato podcast. Aliado às novas tecnologias, as entrevistas estão disponíveis na Apple, Spotify e Deezer, semanalmente. A primeira neste formato é a da médica Angelita Gama.

Veículos

A frota de veículos no Pará dobrou nos últimos 10 anos. Em 2010, era de 1 milhão, agora emplacou 2,1 milhões.

Queda

A pandemia provocou uma queda de 65% na arrecadação dos serviços prestados pelo Detran-PA.

Vistoria

A terceirização da vistoria veicular atende a transferência de propriedade e mudança de jurisdição. Já são seis empresas operando em Belém. Há mercado para 10 empresas.

Cidadão

É um sucesso o Portal do Cidadão implantado pelo Detran-PA. Em um mês já registra mais de 500 processos online.

Comércio

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pará entende que a abertura do comércio precisa ser com muita responsabilidade. Por isso, equipes de saúde do Sesc e Senac estão fazendo a sanitização do comércio, pulverizando e higienizando lojas e ruas.

Carne

A China diminuiu muito as compras de carne paraense e as margens estão negativas, devido à baixa demanda e à queda do dolar. Para completar, a Arábia Saudita está em lockdown, assim como outros mercados asiáticos.

Livro

Lacerda, famoso corretor de imóveis da cidade, coloca suas memórias no papel. Promete revelar as peripécias dos verdadeiros amigos e de outros nem tanto.

Ajuda

A Fecomércio está produzindo e doando, de segunda a quinta, almoço para os profissionais de saúde do Hospital Abelardo Santos.

Odonto

Alunos e professores do curso de Odontologia da Unama Ananindeua, em parceria com a Apae-Marituba, realizam teleatendimentos aos pacientes da associação.

Enem

A Faculdade Uninassau Belém iniciou um projeto, gratuito, com aulas remotas de preparação para o Enem. A atividade acontece todas às terças e quintas, em dois turnos. Site: extensao.uninssau.edu.br.

Coração

A Don Vino lançou uma linha de chocolates Gaudens para o Dia dos Namorados, inclusive Brownettone em forma de coração.

Ar

O restaurante Famiglia Sicilia ganhou um sistema de tratamento de ar super hi tech, utilizado em UTI e centros cirúrgicos.

Virtual

A loja Ver-o-Pesinho, no shopping da Doca, se prepara para transformar-se no maior e-commerce de marcas locais e pequenos produtores paraenses. O espaço físico continuará, porém adaptado ao virtual. Compras feitas pela rede social da loja serão aos poucos migradas para o site.

Eventos

“Veja” mostra quatro grandes eventos populares que já foram adiados pela pandemia: São João no Nordeste, ExpoZebu, Festa do Peão, em Barretos, e Vesperatas, em Diamantina.

Pet

O concorrido pet das irmãs Loureiro sairá da Domingos Marreiros, colado ao Connext. Vai para a Diogo Moia, entre Doca e Wandenkolk, onde funcionou uma Santo Remédio. Coisa grande.

Bosque

O Salão do Cassius saiu do Bosque Grão-Pará. E a Forever 21 está deixando o Brasil. O McDonald’s sinalizou chegada ao shopping.

Pátio

A pandemia tirou do mix do Pátio Belém: Sonho dos Pés, Viking Burger, Karrossel e Imaginarium. Em compensação, traz Torra, Kids Play, Picadilly e Golden Plaza.

Boulevard

Não reabriram no mix do Boulevard: Globo Esportes, Andarella, Eveiza e Overend.

Metrópole

A franquia da CVC, São Gaspar, de artigos religiosos, e a Prontofit, de moda de ginástica, deixam o mix do Metrópole. A Samsung chega com lojão.

Paysandu

A eleição para o comando do Paysandu será em dezembro. A situação já montou chapa: Maurício Ettinger, presidente, e Felipe Fernandes, vice.

Renovação

Paulo Storino, hoje candidato à presidência, pela Situação, entrou na diretoria da AP em 2003 como assessor de futebol. Nessa mesma eleição, o candidato pela Oposição à presidência era o mesmo de hoje. Quem é a renovação?

Desfalque

A Oposição na AP está focada em revelar, nesta campanha, todos os detalhes do desfalque ocorrido nas contas do clube nas últimas gestões.

Lives

“Festividade em Casa” é o mais novo evento da Trindade. São lives solidárias, de 14 a 18 de junho, às 20h, com artistas da música paraense. Transmissão pelo YouTube Paróquia da Santíssima Trindade Belém/Pará.

Círio

Confirmado: será no próximo dia 15, na Casa de Plácido, a reunião geral convocada pela Arquidiocese de Belém, para tomada de posição sobre a realização do Círio 2020.

EM ALTA

Namorados

O Armazém 25 Padaria, com linha nova de antepasto, lançou uma criativa Cesta dos Namorados.

Luxo

O Grand Mercure lançou vários pacotes para o Dia dos Namorados. Hospedagens românticas.

Exportação

Carne suína brasileira, para a China, ultrapassou pela primeira vez 100 mil toneladas. Surto de peste suína africana por lá.

EM BAIXA

Voo

A Organização de Aviação Civil Internacional quer proibir a mala de mão a bordo, dentro do novo normal.

Barba

As barbearias estão desesperadas com a exigência de avental descartável, ao custo unitário de 12 reais.

Concurso

Por causa da covid, a Controladoria-Geral da União cancelou o seu 12º Concurso de Desenho e Redação.

Imagem do primeiro dia de reabertura dos shoppings Foto: Fernando Araujo/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS