plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NEGÓCIOS

Francesa pode operar aeroporto de Belém. Bonna te conta

Leia as notícias da coluna deste domingo (11) publicada também no DIÁRIO DO PARÁ

Imagem ilustrativa da notícia Francesa
pode operar aeroporto de Belém. Bonna te conta camera Aeroporto de Belém pode ganhar nova administração | Fernando Araújo/Diário do Pará

Ajuda humanitária

Um grupo de empresas se uniu para a doação ao Ministério da Saúde, de 3,4 milhões de medicamentos para intubação, quantidade suficiente para a gestão de 500 leitos pelo período de um mês e meio. A ação solidária, em caráter emergencial, conta com o engajamento e apoio da Engie, Itaú Unibanco, Klabin, Petrobras e Raízen, além da Vale, que deu início a esta ação há duas semanas. Serão importados da China sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides - insumos básicos para realizar a intubação. A chegada do primeiro lote está prevista para esta semana. Os itens são certificados pela Anvisa, além da agência chinesa, e serão integralmente doados ao governo federal, que cuidará também da distribuição pelos estados por meio do SUS.

Cerâmica Koriabo em livro

O Museu Goeldi e a universidade holandesa de Leiden acabam de lançar a versão impressa do livro que tem como tema “Koriabo, do mar do Caribe ao rio Amazonas”. Koriabo é o estilo de cerâmica de povos indígenas que habitaram as regiões do Caribe, Guianas e Baixo Amazonas antes da invasão europeia. Publicado em inglês, o livro é um dos resultados do “II Workshop Internacional sobre cerâmicas arqueológicas da Amazônia”, realizado no “Goeldi” em 2017.

Educação para presos

São 3.838 pessoas privadas de liberdade que estudam regularmente, no Pará. Incremento de 65,7% em relação ao ano de 2018. O aumento do número de estudantes privados de liberdade é tanto mais significativo porque verificado em tempos de restrição da mobilidade causada pela pandemia. O Ensino a Distância (EAD) tem sido vital para curva ascendente de demanda por educação no sistema prisional.

Aeroporto

A francesa Vinci, que arrematou agora as operações de aeroportos na Amazônia Ocidental, é a mais forte candidata a ficar com o aeroporto de Belém, no leilão do ano que vem. A empresa opera em Caiena e vê sinergia com a Amazônia brasileira.

Saulo

O chef Saulo Jennings, titular do restaurante na Casa das Onze Janelas, agora assumirá também o restaurante do hotel Atrium Quinta de Pedras. Com café da manhã, almoço, jantar e eventos. O local passa por uma repaginação para reinaugurar em maio. Será o Casa do Saulo Quinta de Pedras.

Da Sé

O chef Américo Barata, titular do Virianduba, no Sal, aguarda apenas a desocupação de um hotelzinho, ao lado da Catedral, para instalar o Da Sé Restô.

Voo

Os números de Val-de-Cans em março: 147 mil passageiros, 87% do registrado no ano passado, onde a primeira quinzena ainda não tinha covid.

Testamento

O saudoso Zeno Veloso, antes de ser internado, entregou a “boneca” corrigida do livro “Atos dos Testadores” a Leonardo Amaral Pinheiro da Silva, para lançamento no final do semestre.

Covid

Em palestra do Fleury: de 100 pessoas não vacinadas com diagnóstico de covid, 15 precisam de atendimento hospitalar, cinco são intubadas e duas morrem.

CoronaVac

Segundo Fleury: de 100 pessoas vacinadas com a CoronaVac com diagnóstico de covid, 3,3 precisam de atendimento hospitalar, 1,5 é intubada e 0,3 morrem.

Energia

Embora sem energia em função da queda de mangueira, a conservação de vacinas – e toda a Climep – continuou funcionando normalmente graças à geração própria por intermédio de gerador dedicado.

Liderança

Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança é anova faculdade de ponta que surgirá no ano que vem em São Paulo, capitaneada pelo banco BTG Pactual.

Argumento

Atendendo a pedidos, o infectologista David Uip estará amanhã, novamente, no Argumento da RBA. Às 22h.

Ferrovia

Vidrado na Ferrogão, o ministro Tarcísio de Freitas encomendou estudo para que a ferrovia de 900 quilômetros contorne a área ambiental do Jamanxim, na faixa da BR-163.

Café

Neste mês, inauguração na antiga praça da Visão, no Pátio Belém, de uma operação da Cafeteria Armazém 25. Mix de pães artesanais, produtos de cafés, chás, xaropes e utensílios importados.

Execuções

O Stay Period (tempo que suspende as execuções contra a Jari) vence no dia 3 de maio. Acontece que o Fórum da Vara Distrital de Monte Dourado está com os prazos suspensos desde o dia 28 de janeiro. Há necessidade de ser prorrogado o referido período, considerando a possibilidade dos credores impulsionarem as execuções em curso por todos os cantos do Brasil.

Jari

O advogado Mauro Santos, administrador judicial do Grupo Jari, apresentará a segunda Lista de Credores que servirá de radar para a primeira assembleia de credores. A dívida do Grupo Jari ultrapassa 2,5 bilhões de reais. Parte dela é em dólar.

Laboratório

O Grupo Dasa deve assumir, ainda neste ano, o controle de tradicional rede de laboratórios em Belém.

Férias

João Morgado conseguiu redirecionar para Dubai & Região, a imensa e tradicional excursão de julho da Startour que cobria os EUA, incluindo a Disney.

“Forbes”

Em meio à pandemia, o Brasil adiciona 11 bilionários à lista global da “Forbes”. Ao todo são 61 brasileiros, incluindo Ilson Mateus, titular do Grupo Mateus.

Família

O TJE-PA, a pedido do IBDFAM/PA, autorizou a feitura de divórcio, separação judicial e dissolução de união estável mesmo havendo filhos menores ou incapazes, desde que resguardados processos judiciais prévios referentes à guarda, direito de visita ou convivência e alimentos.

Rural

Eis a lista tríplice para o comando da Ufra no quadriênio 2021-2025, depois de escolha democrática pela comunidade acadêmica: Jeane Gonçalves (44,5%); Hedirjania de Lima (31,1%) e Ruth Almeida (24,5%). Caberá a Bolsonaro nomear um dos três nomes.

Sicilia

O concorrido restaurante Famiglia Sicilia voltou a abrir para o almoço de quinta a domingo. Estacionamento tranquilo, porém também disponível o estacionamento do Centur.

Junta

A Jucepa aprovou resolução que regulamenta a análise de livros e balanços de empresas. A norma, que representa a simplificação do processo, tornando-o mais fácil e ágil, se limitará a aspectos formais, não adentrando no conteúdo dos documentos.

Empresas

Um ano depois do início da pandemia da covid, a Jucepa registrou um aumento de 30% no número de novas empresas no Pará. Foram contabilizadas 9.506 aberturas em março. No ano passado, no mesmo período, foram 7.314. A Junta não parou e está 100% digital.

Marajó

A Pousada dos Guarás, em Salvaterra, lançou promoção de compra antecipada: dá 25% de desconto para quem comprar em abril e usar em maio.

Vestibular

A procura pelos cursos de Direito e Odontologia da Finama foi grande que as vagas deste ano esgotaram e muita gente ficou na lista de cadastro reserva. Como a procura foi gigantesca, vai abrir o vestibular para 2022, em outubro.

Portugal

O paraense Alírio Oliveira, agora residindo em Lisboa, virou o consultor imobiliário queridinho dos conterrâneos. Opções de quem é do ramo.

ACP

Reginaldo Ferreira mediará amanhã, às 19h, pelo face da entidade, um debate com os cinco últimos presidentes da Associação Comercial do Pará, que completa 202 anos de fundação.

Histórico

Edmilson está debruçado em um imenso plano de intervenção urbana no Centro Histórico de Belém.

Vice

Lúcio Vale será o segundo vice-governador a chegar ao plenário do TCM. O primeiro foi Laércio Franco, vice de Jader.

Contas

Será nesta terça, a arguição de Lúcio Vale na Alepa, indicado por Helder para a vaga de Lula Chaves no TCM.

Acre

Quando o deputado Francisco Melo (Chicão) assumir o governo interinamente, será o segundo acreano a governar o Pará. O primeiro foi Jarbas.

Claro

A Claro acaba de ampliar o acesso ao Claro pay, aplicativo de serviços financeiros digitais da operadora, que agora é disponibilizado para todo o público, incluindo todos seus clientes e de outras operadoras.

Hospital

Leva a assinatura de Couceiro & Rubim o projeto dos dois hospitais que o Porto Dias vai construir no Interior: Parauapebas (150 leitos) e Barcarena (100 leitos).

Grão

No ano passado, os portos de Vila do Conde e Santarém exportaram praticamente a mesma quantidade de grãos que o porto de Santos, o maior do Brasil.

Saque

Qualquer loja cadastrada poderá ter um terminal de saque: vem aí o Super Pix, sistema que tirará dos bancos e lotéricas o peso de serem os únicos operadores desse sistema.

Disney

Nova fase. A partir de hoje, a Disney, em Orlando, permitirá que os visitantes removam temporariamente as máscaras para fazer fotos nos parques. Até então, eles só podiam tirá-las para comer.

Soja

A Adepará está realizando inspeções em propriedades produtoras de soja no município de Nova Esperança do Piriá, nordeste paraense. As atividades têm o objetivo de identificar pragas que podem atingir a sojicultura, e fiscalizar as áreas de plantio.

Búfalo

O 1º Leilão Búfalos da Canastra ocorrerá no dia 15 de maio, com transmissão pelo canal Atual Leilões. Evento totalmente digital.

Construção

Nova Casa Distribuidora, a quarta maior distribuidora de material de construção do Brasil, em parceria com a Dr. Imóveis procura área para implantar o seu CD, na Grande Belém, com oito mil metros quadrados de galpão.

Inovação

A Embrapa no Pará lançou o seu primeiro edital de chamada pública para Inovação Aberta para a Amazônia. Ele busca parceiros da iniciativa privada (empresas, startups), cooperativas e demais produtores organizados para desenvolver soluções tecnológicas para a região.

Acessibilidade

O Consun da UFPA aprovou a Política Institucional de Assistência e Acessibilidade Estudantil (Pinae). Também foi aprovada a criação do Fórum de Assistência e Acessibilidade Estudantil, que funcionará permanentemente para discutir e avaliar o andamento das ações nessas áreas.

UFPA

A UFPA mantém a Bandeira Vermelha em todos os seus ca mpi. Ela corresponde à condição de lockdown. Nova avaliação da situação será feita em 15 dias.

Livro

Neste ano, a Feira do Livro será virtual e no próximo semestre, com ações pontuais em alguns espaços da cidade.

EM ALTA

Europa

A Air France anunciou que voltará com seu voo Fortaleza-Paris, no dia 16 de junho.

Sorvete

O Rio vai ganhar duas franquias da sorveteria paraense Blaus.

Parto

O Hospital Porto Dias é o único na cidade com serviço de Obstetrícia 24h.

EM BAIXA

Voo

Impactos da pandemia, a Latam retira de sua frota 11 aeronaves A-350.

Emergência

Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em Dom Eliseu e Ipixuna do Pará devido às chuvas intensas.

Pombo

Os temporais da época aumentam os riscos de desabamento da Capela Pombo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias