plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA DESTACA

Pontos turísticos de Belém podem passar a cobrar entrada

Veja estes e outros destaques na coluna de Mauro Bonna deste domingo (06).

Imagem ilustrativa da notícia Pontos turísticos de Belém podem passar a cobrar entrada camera Com uma área equivalente a 1340 campos de futebol (1.340 hectares) o Parque Estadual do Utinga possui uma fauna exuberante com mais de 200 espécies de aves registradas e a maior biodiversidade de peixes em parques em todo o mundo com 90 espécies de peixes catalogadas. FOTO: IGOR BRANDÃO / AG. PARÁ DATA: 03.03.2018 BELÉM - PARÁ | Cosanpa

MB em nova fase

A MB firmou parceria com a gestora GCS Capital, titular do fundo direcionado à Ibovespa em fase de estruturação, Amazônia Real Estate (Amar11). Em foco os empreendimentos da carteira da MB em logística multimodal para cabotagem, a Log Park, em Santa Bárbara, com porto para balsas, 50 mil metros de ABL de galpões logísticos e industriais para locação, e 500 mil metros em lotes industriais para venda. Loteamento em Paragominas, hotelaria, lajes corporativas, agências bancárias e lojas de rua locadas, em Belém. O aporte gira na casa dos 400 milhões de reais.

Porto Quality

Dentro da nova estratégia do Grupo MB, a conclusão do complexo Porto Quality, na Governandor, é prioridade. Com novo quadro técnico, sob o comando do engenheiro Rui Menezes a empresa estruturou um SAC transitório para atendimento de clientes e arquitetos com foco na execução da personalização de projetos.

Tramontina na vanguarda

A Tramontina Belém S/A foi certificada como OEA-S - Operador Econômico Autorizado, na modalidade Segurança. A Certificação OEA é uma parceria Público-Privado, onde a Tramontina Belém torna-se parceira da Receita Federal no quesito Segurança das Cargas destinadas ao mercado externo. Primeira empresa certificada no Pará, toma para si a responsabilidade de servir de importante agente motivador para outras empresas da região. Também é a primeira empresa no Grupo Tramontina, mostrando que a equipe de Comex de Belém é altamente qualificada. Foi incentivada pela Alfândega de Belém, na pessoa do auditor fiscal Antônio Marcos.

Recuperação da Jari Celulose

Terminará amanhã o prazo para impugnação da lista apresentada pelo Administrador Judicial, no processo de recuperação judicial da Jari. A expectativa é que haverá poucas impugnações. Assim, é possível que nós próximos meses aconteça a assembleia de credores e seja aprovado o plano de recuperação da empresa.

Jari saneada

O processo da Jari Celulose é atualmente o maior processo de recuperacao da Justiça no Pará, envolvendo créditos na ordem de dois bilhões de reais. Apesar da complexidade dos temas jurídicos envolvidos na recuperação judicial, a juíza titular da Vara Distrital de Monte Dourado, Rafaella Kurashima, tem conduzido de forma exemplar o processo. Não havendo hoje qualquer pendência processual que impeça o bom andamento da RJ. Na opinião da advogada Manuela Barros de Souza, sócia do escritório do Adminstrador Judicial, “a Jari Celulose será uma empresa plenamente saneada no próximo ano, gerando emprego e renda na região de Almeirim”.

Viaduto

Eduardo Ribeiro, titular do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano, garante que lança neste mês, o edital de licitação para os dois viadutos que serão construídos na BR-316, confluência com a Independência e Alça Viária.

Chalé

BTG Pactual fará sua sede em Belém, no chalé histórico da Serzedelo em frente a Braz, onde morou Dona Cotinha Castro, hoje propriedade de Délio Mutran. Intermediação Dr. Imóveis.

Portugal

Alegando indefinição vacinal, a TAP adiou para agosto o retorno de seu voo Lisboa-Belém-Lisboa.

Voo

Começou a recuperação da malha aérea doméstica. Nesta semana, Val-de-Cans oferecerá 8.195 assentos a mais do que na semana passada.

Parque

A Pará 2.000 estuda passar a cobrar o acesso ao Utinga e Mangal. Coisa semelhante ao Bosque Rodrigues Alves e Museu Goeldi. Manutenção cada vez mais custosa.

Estação

Começam a mexer nos banheiros da Estação. Em julho já deverão estar reformados. Aliás, o banheiro químico do Ver-o-Peso passou a cobrar dois reais.

Plano

A discreta mexida no Plano Diretor da cidade, para permitir operação de atacarejo no Portal e na área da antiga Importadora, não mereceu qualquer comentário da Prefeitura, Crea, CAU e nem do famigerado Iphan. Pobre Belém!

Internet

Foi uma semana complicada para quem depende de internet e vídeos por streaming. Uma restroescavadeira, contratada da Cosanpa, partiu em pedacinhos, na Doutor Freitas, um cabo de fibra ótica deixando todo mundo sem sinal.

Eventos

Na contramão da crise instalada no setor hoteleiro por conta da pandemia, o Grand Mercure segue liderando na categoria cinco estrelas e retomando gradativamente o seu concorrido salão de eventos.

Argumento

Uma homenagem ao saudoso professor e jurista Zeno Veloso: Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Unama e presidente do Conselho Estadual de Educação, e o advogado e professor da USP, José Fernandes Simão. Amanhã, às 22h, na RBA.

Capim

A Bertolini continua usando com sucesso a hidrovia do Capim, para escoar a soja da região de Paragominas.

Logística

Nova Casa Distribuidora (material de construção) está entre duas áreas para montar o seu centro de distribuição na Grande Belém: no Distrito Industrial de Ananindeua ou no Alianza Park, em Benevides.

Livro

A biblioteca de Zeno Veloso será levada a São Paulo, para ser totalmente digitalizada. Voltará a Belém nas condições ideais que Zeno merece. Quem garante é o professor José Simão, cofundador do Instituto Zeno Veloso.

Bolsa

Uma das missões do Instituto Zeno Veloso: concessão de bolsas de estudos para alunos de Direito.

A distância

O MEC autorizou o sistema de Ensino a Distância (EaD) do Cesupa.

Sushi

O Sushi Ruy Barbosa iniciou a programação de verão. Dentre os lançamentos tradicionais, a playlist oficial nas plataformas digitais, coleção de bonés com as cores da estação e lançamento de nova carta de drinques com a presença do mixologista uruguaio Fabian Martinez. Haverá noite de degustação harmonizada com finger foods ao final de junho e programação especial em julho.

Turismo

O Dia dos Namorados não deu para quem quis na Pousada dos Guarás, em Salvaterra. Tudo lotado. Aliás, foram reiniciadas as apresentações de carimbó na programação da pousada.

Arte

Odair Mindello abrirá neste mês, na esquina da Soares Carneiro com Jerônimo Pimentel, uma galeria, molduraria e loja de plantas ornamentais. O café virá em seguida.

Estágio

A Vale está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2021. No Pará, são 130 vagas para os municípios de Belém, Marabá, Canaã , Parauapebas e Ourilândia. Podem se candidatar ao processo seletivo pessoas que estejam cursando o ensino superior e as inscrições ficam abertas até o dia 5 de julho pelo site www.vale.com/estagio.

Advogado

Em ranking recente, divulgado pela Análise Advocacia Regional 2021, o Escritório Centeno, Nascimento, Pinheiro, Almeida e Graim Advogados ocupa a 5ª colocação como um dos mais admirados da região Norte. Reconhecimento nacional em meio há 10 anos de atuação no mercado paraense.

Agro

AgroAmazônia, hoje, 7h30, na RBA, com o jornalista Reginaldo Ramos, abordando a cadeia produtiva do estado, com destaque para a pesca industrial em mar aberto e pelo interior paraense.

Marajó

A Henvil terá quatro ferry-boats na travessia para o porto Camará, em julho. Os bilhetes para veículos e passageiros podem ser adquiridos via internet.

Imortal

Leonam Gondim da Cruz Jr. tomará posse nesta quinta, na Academia Paraense de Letras. Às 18h, no plenário do TRE.

Grife

A nova linha de óculos Lacoste chegou direto da fábrica para a Ótica Vistta. Na 14 de Março.

Mel

O Pará receberá nos dias 19 e 20, em evento 100% online, a primeira Oficina de Planejamento Estratégico da Rota do Mel. Foi escolhida pela Embrapa e MDR a região sudeste do estado para iniciar os trabalhos. Ao redor de Parauapebas.

Cidadão

Nelson Chaves, em recente agenda com a Seduc, sugeriu à secretária de Educação que criasse um projeto em nível estadual inspirado no TCE Cidadão, pensado por ele, para levar cidadania aos estudantes da rede de ensino. A Seduc já trabalha para tirar do papel o “Pará Cidadão”.

Pátio

A programação junina do Pátio Belém já começou. Até o dia 30 de junho, o público poderá experimentar as comidas típicas vendidas em barraquinhas.

Nativo

Um coletivo formado por nativos ribeirinhos lançará nesta quinta, a plataforma virtual Ygara com um cardápio diferenciado de licores, geleias e chocolates, como forma de minimizar o impacto sentido pela comunidade extrativista. Detalhes pelo @ygaraartesanal

Ecossistemas

A Ufra promove um amplo debate e apresenta suas pesquisas na Semana do Meio Ambiente, por meio de um evento multicampi e disponível na plataforma online da universidade.

Gaudens

O Café Gaudens, anexo ao Famiglia Sicilia, abrirá em regime de soft open nesta semana. Traz um espaço de discussão sobre gastronomia, onde Giselle Arouck, Bruno Morais, Juliana Dias, Breno Pinto, Keilla Cardoso e Fábio Sicilia vão abordar a filosofia do alimento, pensar os impactos sociais, econômicos da gastronomia paraense com a participação de alunos de gastronomia.

Floresta

Alertas de desmatamento na Amazônia em maio, batem recorde. Pela primeira vez desde 2016, número ultrapassa os 1.000 quilômetros quadrados.

Pirarucu

A Reicon Piscicultura terá, em 2021, a melhor safra de pirarucus de todos os tempos. O inverno marajoara de especial pluviosidade e a modernização da tecnologia são alguns dos responsáveis por esses números.

Soja

A região de Viseu é a grande promessa na plantação de soja paraense. O mercado imobiliário já esquentou.

Fertilizante

Navios que levam soja via Vila do Conde, agora trazem fertilizante para o agro de Mato Grosso.

Boia

Mais um teste hoje, no porto flutuante de boias em Vila do Conde. Atracará o navio “Ecoocean”.

Espetáculo

A atriz e figurinista Nanna Falcão apresentará, na terça, o espetáculo “As histórias que meu guarda-roupa guarda”, premiado pela Secult, via Lei Aldir Blanc. No dia 17, nova apresentação. Ao vivo, às 19h, pelo Instagram, no canal @guardo.historias.e.roupas.

Veículos

O Grupo Revemar, fundado em Marabá e já presente em oito estados, inaugurará em novembro, na BR-316, ponto onde funcionou a Atlas, uma concessionária PSA – Peugeot e Citroën.

EM ALTA

Sal

Ainda em reformas, o resort de Cuiarana, no Sal, só voltará a funcionar no réveillon.

Vinho

A Ambev vai usar a sua rede Zé Delivery para distribuir vinho também.

Ensino

A Capes integrou o Instituto Militar de Engenharia ao Sistema Universidade Aberta do Brasil.

EM BAIXA

Madeira

No rolo contra Ricardo Salles, quem deve ser chamado para depor na PF é o senador Zequinha Marinho.

Canícula

Junho sem fogueiras e festejos juninos, mas com um calor mais intenso e chuvas, prevê a Semas.

Foto

A Canon, fabricante japonesa de câmeras digitais, fechou na ZF de Manaus a sua única fábrica no Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias