plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Prêmio sobre Petróleo e gás em Salinas está na coluna MB

Coluna de Mauro Bonna destaca ainda a importância da divulgação das pesquisas científicas e traz também o que está em alta e em baixa

Imagem ilustrativa da notícia Prêmio sobre Petróleo e gás em Salinas está na coluna MB camera Coluna mostra que além do estudo sobre petróleo e gás teve ainda sobre um eco-refrigerador | Reprodução

Nangle Ribeiro, aluna do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, da UFPA Salinópolis, ganhou o 1º lugar no desafio Petrotech – 1º Hackathon do Conepetro, do IV Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Ela apresentou a proposta “Uso de nanopartículas magnéticas e de prata para tratamento de água de formação para irrigação e utilização industrial”. O evento é considerado um dos mais importantes da área de petróleo no país.

Territórios do Brasil

Um grupo de estudantes da Ufra, orientados pelo professor Walace Elias, ganhou o 1º lugar na categoria Bioeconomia da Maratona Territórios do Brasil, além de ter sido classificado em 2º lugar geral na disputa. A equipe, formada por cinco alunos de graduação da Ufra e um aluno de ensino médio do Instituto Federal do Pará (Ifpa), apresentou um protótipo de eco-refrigerador alimentado por células fotovoltaicas, que pode auxiliar no armazenamento de vacinas para populações que vivem em áreas remotas da Amazônia. O protótipo concorreu com outros 88 projetos cadastrados.

Concessão do Colarinho Branco

Depois do sucesso da Casa do Saulo, nas 11 Janelas e da recente abertura do restaurante Aviú, no Parque da Residência, o Governo do Estado abrirá mais uma concessão para restaurantes em seus espaços culturais na capital. A Secult lança nesta semana o edital de licitação para a ocupação do antigo Colarinho Branco, no complexo do Porto Futuro. O prédio moderno, todo em vidro e madeira, tem quase 600 metros quadrados e já está despertando o interesse de vários empresários do ramo gastronômico.

Instituto Tecnológico da Vale

Nova etapa da série do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, “Por Dentro do ITV”, mostra como a difusão da pesquisa científica contribui com as ações de preservação de espécies, habitats e para o melhor uso dos recursos naturais. O lançamento da série foi durante a Semana de Sustentabilidade Vale. O primeiro episódio trouxe como tema o “Estudo do Jaborandi”, liderado pelo pesquisador Cecílio Caldeira, aborda o uso de tecnologias de sequenciamento genético para compreender a produção do princípio ativo do jaborandi, essencial à indústria farmacológica e cosmética. O conhecimento científico aliado com as melhores práticas de manejo contribuem para a conservação e proteção da espécie.

Urbanismo

Muito barulho na semana passada nas redes sociais sobre as mudanças previstas pela atualização do Plano Diretor de Belém. Se aprovada, a nova versão do planejamento urbano pode permitir instalações de atacados e novas construções, onde não existe autorização hoje.

40 anos

O escritório Silveira Athias Advogados está completando 40 anos de sucesso. A ocasião será marcada pela mudança no naming partner, que passa a assinar Silveira, Athias, Soriano de Mello, Bentes, Lobato & Scaff – Advogados. Fundado em 1981, em Belém, atualmente o Silveira Athias conta com mais de 100 advogados espalhados por nove estados.

Castanhal

Em parceria com o grupo JCR dos empresários Jorge Costa e Márcia Rossini, a Marmobraz vai inaugurar em Castanhal, no segundo semestre, uma loja com toda sua linha de produtos: mármores, revestimentos e móveis internos e externos.

Joia

O Mercadão das Joias, que está em todos os shoppings com a marca Lamor, completa 25 anos e fará o lançamento do Mercadão São Paulo ainda neste mês. É a maior loja de folheados e joias do Norte e Nordeste. À frente, Claudio Miano e Fransuely Rodrigues.

Saulo

Será no final do mês, dia 29, a inauguração da Casa do Saulo Quinta de Pedras.

Parque

Estudos avançados: o ingresso no Utinga deve custar dois reais, e no Mangal, cinco.

À venda

O Basa colocou à venda novamente, o grande imóvel retomado da Visão na São Pedro, atrás do Pátio Belém. São 9.500 metros quadrados construídos em 7.500 metros quadrados de terreno que chega até a São Francisco.

Transferência

No mesmo edital, o Basa também está disponibilizando a transferência de 8 mil metros quadrados do almoxarifado, na Municipalidade. A área é da União, e o banco tenta transferir o direito de uso, dentro da política de redução de ativos imobiliários programados.

Argumento

A pauta do Argumento de amanhã: o anestesiologista e especialista em dor, Mauro Araújo (uso medicinal da cannabis); Antônio Santos Sobrinho, presidente da OS Pará 2.000, e o infectologista Nilton Bellesi (vacinas). Às 22h, na RBA.

Móveis

O Grupo Esc Rego segue em expansão e inaugurará nesta terça, uma megaloja de móveis visando uma experiência aprofundada com exposição de amplo portfólio com mais de cinquenta ambientes para pronta entrega. A nova unidade da Revolution Home Décor fica na Pariquis, entre Quintino e Rui Barbosa.

Visão

Até o final do ano, o Grupo Visão encerra a sua recuperação judicial. Já foi paga a totalidade dos créditos trabalhistas. O Basa, que era o único credor na classe Garantia, aceitou os termos do que foi aprovado no Plano de Recuperação e ficou com o imóvel na São Pedro.

Pequenos

Nas classes quirografários e pequenos/micro empresa, o Grupo Visão criou a Sociedade de Propósito Específico - SPE, com patrimônio de quase 15 milhões incorporados por imóveis, onde cada credor tem uma cota proporcional ao crédito. A expectativa é que nos próximos 30 dias seja autorizada a venda do imóvel.

Gestão

O VB Empresarial firmou parceria com o engenheiro Antônio Jorge Jr., da Eng Resolve, para a criação do VB Lab. O objetivo é criar soluções em automação para gestão empresarial e compliance. O empreendimento está sendo desenvolvido pelos advogados Felipe Borges e Natasha Valente.

Agro

Técnicos da Adepará em Afuá, capacitando produtores para implantação da Unidade de Guia de Trânsito Vegetal (UGTV). A ação leva informações sobre a base legal e os procedimentos para cadastro de produtores para a emissão da GTV Açaí.

Importados

Parazão Importados abre a sua terceira loja, agora na Pedreira, na Lomas, entre Pedro Miranda e Marquês.

Política

Gabriela Priori, advogada, influencer e comentarista do CNN Tonight, lança o seu primeiro livro, intitulado “Política É Para Todos”. O espinhoso universo político, que muitas vezes as pessoas têm vergonha de perguntar.

Obra

Os custos da construção civil tiveram novo aumento em maio, segundo a FGV. No acumulado dos últimos 12 meses subiu 18,18%, a maior alta para o período desde novembro de 2003.

Mangalarga

No sábado, leilão da Família Mangalarga Marchador. Evento ao vivo, online, coordenado pela Atual Leilões.

Voo

A Azul aguarda apenas a apresentação do plano de recuperação da Latam, para fazer uma proposta aos credores.

Militar

O colégio cearense cívico-militar Batalha de Riachuelo negocia para ficar com a área do antigo Pequeno Príncipe, na Magalhães Barata.

Pão

Surgirá na cidade uma nova padaria e confeitaria, chamada Bela Florença. Na esquina da Senador com Wandenkolk, em frente ao Roxy. Intermediação Dr.Imóveis.

Marajó

Estreia no final do ano uma nova lancha com 220 lugares para reforçar a linha Belém-Salvaterra-Soure. Pertence a Master Motor, a mesma que opera a “Golfinho”. Ficarão as duas.

Vinho

A Adega da Benjamin realizará no dia 7 de julho, uma super Feira de Vinhos. Serão dezenas de rótulos de vários países e com a presença especial do proprietário da vinícola portuguesa Manz.

Estacionamento

O Hemopa está construindo um imenso estacionamento colado ao seu prédio, com acessos pela Serzedelo e Padre Eutíquio.

Intercâmbio

O STB Belém, agência de intercâmbios de Márcia Rath Franco e Edson Franco Jr., irá promover um webinar sobre Universidades Americanas, na terça, às 18h com inscrição gratuita pelo Instagram @_jntercambioseviagens

Au family

A Isic, carteira internacional de estudante de meia entrada e descontos em diversas lojas virtuais como Magalu, Vivara, Netshoes, está junto com o abrigo de animais Au family. Parte da renda é destinada ao abrigo. Você pode fazer tudo digital pelo Instagram do STB Belém.

Cárcere

O Pará segue sem mortes por covid entre a população carcerária. Atingiu 100% de vacinação em Belém e Complexo de Americano. Faltam apenas 15% de servidores a serem vacinados em todo o estado.

Benevides

O município de Benevides vai lançar um programa de incentivo para atrair investimentos produtivos, principalmente em logística.

Museu

A Secult selecionou 10 candidatos às bolsas para o Curso de Qualificação Técnica do Museu do Marajó. Cinco dos selecionados ganharão bolsas de 750 reais, ao longo de seis meses. Os demais são suplentes, com acesso garantido ao conteúdo do curso.

Açaí

O canal do Tucunduba, que integra as obras da Macrodrenagem que vêm sendo tocadas por Helder, ganhou o plantio de 300 mudas de açaí em suas margens, no trecho Rua São Domingos-Rua dos Mundurucus. Iniciativa da Sedop e Semas, em parceria com o Ideflor-Bio, para marcar a Semana do Meio Ambiente.

Hotel

Com iluminação ultramoderna, o hotel Ibis foi reinaugurado na Presidente Pernambuco, novinho em folha.

Saúde

Esse início de junho foi marcado por dois eventos de grande relevância para a área da Saúde em Belém. Helder assinou a ordem de serviço para a construção do novo Pronto Socorro de Belém, na Augusto Montenegro, e o início da construção, na Gentil, do Hospital Público da Mulher, que terá 12 andares.

Rodovia

A velha PA-448, asfaltada há exatos 30 anos, passará por completa modernização nos seus 27 quilômetros que ligam Capanema a Tracuateua. A rodovia, que faz parte da rota do turismo na região, é paralela à BR-308 e passa pelos distritos históricos de Tauari e Mirasselvas. Investimento de 28,1 milhões e previsão de entrega em 13 meses.

Poli

Após mais de um mês de atendimento exclusivo para a covid, a Policlínica Metropolitana retomou as consultas em suas 21 especialidades. Somente nos quatro primeiros dias, foram registradas duas mil consultas e 17 mil procedimentos.

AstraZeneca

Na sexta, o Pará recebeu 600 doses da vacina AstraZeneca já produzidas pela Fiocruz no Brasil. Desse total, 35 doses serão destinadas à vacinação de aeronautas e o restante ficará como reserva técnica para suprir necessidades, como a perda de imunizantes durante o manuseio, por exemplo.

Passeio

A partir de hoje, e todos os domingos, a Secult realiza o projeto Museu Solidário. Os ingressos para espaços do Complexo Feliz Lusitânia poderão ser trocados por 1 quilo de alimento não perecível, para doação a comunidades carentes. Cada quilo equivale a quatro ingressos por pessoa.

Prazer

Será no próximo domingo, às 12h30, na RBA, o programa especial de divulgação do ranking da 13ª edição do Prêmio Prazer em Trabalhar, promoção conjunta do DIÁRIO e Gestor Consultoria.

EM ALTA

Zeno

Vem aí a Cátedra Zeno Veloso de Direito Civil.

Pantanal

A paraense Dira Paes fará a Filó no remake da novela Pantanal.

Café

A Cafeteria Armazém25 será inaugurada nesta terça, no 3º piso do Pátio Belém.

EM BAIXA

Ambiente

Sem fiscalização, invasores aterram a entrada do rio Paracuri, na Arthur Bernardes.

Combustível

É preocupante o assoreamento do Terminal de Miramar. CDP dorme.

Covid

Pesquisa XP: para 57% dos brasileiros CPI terminará em pizza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias