plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
Mauro Bonna

Embrapa realiza webinar sobre Citricultura Sustentável

O colunista, como sempre, traz este e os principais assuntos do mundo dos negócios e outros temas quentes de todo o Estado do Pará neste domingo (20).

Imagem ilustrativa da notícia Embrapa realiza webinar sobre Citricultura Sustentável camera Reprodução

Citricultura na Amazônia
Nesta terça, no canal da Embrapa no Youtube, a Embrapa Mandioca e Fruticultura vai realizar o webinar “Citricultura Sustentável na Amazônia”. Serão apresentados os principais resultados dos estudos de fitotecnia e melhoramento genético para a região. A Amazônia tem grande potencial para a produção de citros e o Pará possui lugar de destaque na produção nacional de laranja e limão.

Arranjos produtivos
O total de 39 comunidades de Canaã, Parauapebas, Marabá, Curionópolis, Bom Jesus do Tocantins e Ourilândia receberão apoio da Vale para ampliar a produção de alimentos ou outros arranjos produtivos no sudeste do Pará. O objetivo da ação é contribuir com as políticas públicas de geração de trabalho e renda no campo e fortalecer outras atividades econômicas, além da mineração.

Curso de verão
Para proporcionar oportunidades de internacionalização aos estudantes, o Cesupa promoverá pela primeira vez, o curso de verão de E-commerce e Empreendedorismo, ministrado em inglês, em parceria com a MSU (Missouri State University). A ação tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de negócio focado na Amazônia.

Jari Celulose
O prazo para impugnar a lista de credores da Jari Celulose confeccionada pela equipe do Administrador Judicial, findou no último dia 14. O pequeno número de impugnações apresentadas - menos de 25 - surpreendeu os especialistas no setor. As perspectivas são as melhores tendo em vista que o processo está saneado. Acredita-se que ainda neste ano deverá ser convocada a primeira Assembleia Geral de Credores.

Fiat
Grupo de Marabá negocia a compra da Invencível Veículos, concessionária Fiat em Belém, há muito estabelecida na Almirante com Lomas. O negócio deverá ser sacramentado ainda neste mês.

Sal
Além de restaurantes, Américo Barata vai de eventos neste julho, no Sal. Com capacidade para 600 pessoas - são 100 mesas de acordo com o protocolo sanitário -, ele inaugurará no dia 17, com show de Matheus Fernandes, uma imensa tenda planejada na praia do Atalaia, em frente ao Virianduba. Serão três finais de semana de shows.

Cinema
O fotógrafo Sebastião Salgado será o homenageado do Festival de Cinema de Alter do Chão, que ocorrerá online de 8 a 12 de dezembro.

Gastronomia

O chef e sommelier Fábio Sicilia lidera a constituição da Academia Paraense de Gastronomia.

Umarizal
A Leal Moreira comprou dois terrenos, ao lado de seu edifício sede na João Balbi com a Doca, uma das esquinas mais valorizadas de Belém. A área fechou em 1.500 metros quadrados e os estudos dos produtos, para o local, já estão adiantados na prancheta do arquiteto.

Castanhal
A Casa Esc, de Elias Rego, abrirá no início de agosto, em Castanhal. Um complexo de lojas do grupo em um único espaço, no conceito store in store.

Artefacto
Será no dia 12 de agosto a Mostra Artefacto Belém. Com a participação dos 13 profissionais mais atuantes nas lojas do Grupo Esc.

Museu
Em agosto, a Assembleia de Deus vai inaugurar o novo museu da igreja, no imóvel cedido pelo Governo do Estado, colado ao Colégio Gentil Bittencourt.

Jubileu
No ano que vem, o pastor Samuel Câmara completará 25 anos à frente da Assembleia de Deus em Belém.

Yamada
Com 98% dos débitos trabalhistas pagos, a Yamada começará a pagar os demais credores a partir de setembro, dentro de uma recuperação judicial de grande sucesso.

Argumento
Amanhã, no Argumento: o pastor Samuel Câmara e os 110 anos da Assembleia de Deus. Samuel é líder da igreja-mãe, em Belém, e presidente da Convenção das Assembleias de Deus no Brasil. Às 22h, na RBA.

Endicon
Caminha a passos largos a RJ da Endicon, que deve apresentar o Plano de Recuperação Judicial no início de julho. Ele está sendo elaborado pela EXM, de São Paulo, com a supervisão jurídica do Gama Malcher Advocacia.

Esamaz
A Esamaz pediu autorização ao MEC, para lançar os cursos de graduação em Gastronomia e o tecnológico de Jogos Digitais.

Hospital
Chegou à sexta laje a obra da nova torre de 15 andares do hospital particular do Dr. Daniel, prefeito de Ananindeua.

Foto
A fotógrafa Fabíola Tuma abriu inscrições para mais uma turma do curso de fotografia de celular. Será presencial, no próximo sábado. Instagram @fabiolatumafotografia.

Vinho
Na próxima quinta, Jantar Harmonizado na Adega da Benjamin com o chef Comaru, em cinco etapas.

Imóvel
Mercado de alto padrão disparou: preços em torno de 10 mil reais o metro quadrado. Lotes no Água Cristal subiram de 1,2 milhão para 2 milhões em seis meses. Os prédios de luxo zeraram o estoque.

Agro
A Semas assinou acordo com o Centro Internacional de Agricultura Tropical, no âmbito do Programa Servir-Amazônia, parte do Servir Global. É uma iniciativa de desenvolvimento conjunto da Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço (Nasa) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). O Pará é o segundo estado brasileiro a aderir ao programa.

Portugal
Por proposição do deputado Francisco Melo (Chicão), nesta quinta haverá na Alepa, sessão solene semipresencial em homenagem a personalidades que contribuíram para consolidação do relacionamento entre Portugal e o Pará.

Beneficente
A Beneficente Portuguesa realizou, ontem, as primeiras cirurgias oftalmológicas no bloco cirúrgico do novo hospital, que inaugurará novos serviços amanhã: o novo Pronto Atendimento e o serviço de diagnóstico por imagem.

Prazer
É hoje, às 12h30, logo após a Fórmula 1, o programa especial de divulgação do ranking da 13ª edição do Prêmio Prazer em Trabalhar.

Soja
A Adepará vai ampliar fiscalização contra a Ferrugem Asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi). Pode causar até 75% de perda na lavoura.

Açaí
A Guia de Trânsito Vegetal (GTV) do açaí promove melhores políticas públicas para esse fruto. Em Cametá, no dia 15 de junho, a Adepará orientou batedores de açaí quanto às boas práticas de manejo e manipulação de alimentos, garantindo a segurança alimentar.

Arena
Inaugurado ontem, o Açaí d’Arena, na Roberto Camelier, 580 - Loja 8. Negócio de Luís Felipe Ferreira e Igor Danin.

Coração
A médica Fernanda Carnut Rêgo, com destaque nacional na cardiologia pediátrica, além de tomografia e ressonância cardiovascular em crianças e adultos no Hcor e Dante Pazzanese, retornou a Belém e inaugurou consultório no Zion na Dom Romualdo de Seixas.

Desembargo
O juiz Amílcar Guimarães, da 14ª Vara Cível e Empresarial de Belém, é o mais cotado para subir ao Desembargo na vaga aberta pelo recente falecimento da desembargadora Ednéia Tavares.

Internacionalização
Em outubro, o Cesupa realizará a 3º edição do Amazon Experience Cesupa Challenge, um desafio que une alunos da instituição a estudantes estrangeiros. Em duas semanas de workshops e mentorias, os participantes deverão desenvolver modelos de negócios sustentáveis na Amazônia, utilizando os insumos locais focados em exportação.

Oftalmo
Abrirá em agosto, no bairro de Nazaré, a Cornea Clinic comandada pelo oftalmologista Thiago Barbosa Gonçalves. Vai oferecer atendimentos especializados em córnea, catarata e cirurgia refrativa.

Café
O novo Café Kataoka surgirá a dois quilômetros do Celeiro, na BR-316.

Band
Fausto Silva estreará nos domingos da Band já agora no segundo semestre.

Master
Helena Rizzo será a nova jurada do MasterChef, da Band, ao lado de Erick Jacquin e Henrique Fogaça.

Voto
A ex-governadora Ana Júlia decidiu que não será candidata a nenhum cargo nas eleições do ano que vem.

Kart
Hoje, a partir das 9h30, no kartódromo de Castanhal, a Fepauto fará a segunda etapa do Campeonato Paraense de Kart 2021, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Delivery
Sandro e Bianca Borssatto abriram a Adega Pará (@adegapara), que promete vender vinhos bons a preços convidativos, tudo pela internet entregue em casa.

Energia
Pesquisas da Ufra mostram que aproximadamente duas toneladas de resíduos da exploração das florestas plantadas, ou florestas naturais manejadas, são deixadas para trás sem nenhum aproveitamento. Eles poderiam ser utilizados como biomassa na produção de energia elétrica nas usinas termoelétricas, diminuindo assim o uso de combustíveis fósseis.

Remédio
A Universidade Federal do Amapá testa a eficácia de um medicamento à base de jambu, em forma de spray, contra a disfunção erétil. O jambu tem substâncias que proporcionam benefícios para quem têm disfunção erétil e ejaculação precoce.

Distribuição
Em parceria com o banco Safra, a Dr. Imóveis vai comercializar o aluguel ou venda do grande CD na Augusto Montenegro, atrás do Mix Mateus, ex-Yamada, de 120 mil metros quadrados de área total e 70 mil de área construída. A loja continuará funcionando normalmente.

Comunicação
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Belém sai do Quadra Corporate e vai para uma casa na Manoel Barata, em frente à Unimed.

Laboratório
Apesar de negociar há muito com o Dasa, foi o mineiro Instituto Hermes Pardini S.A. que pagou 127 milhões de reais e adquiriu o Laboratório de Patologia Clínica Dr. Paulo Azevedo, hoje com 22 unidades em Belém e outros seis municípios do estado e 600 colaboradores diretos. Paulo e Murilo Azevedo e Leônidas Dias continuarão na gestão.

Contas
Palestra magna do ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, abrirá no próximo dia 28 o “10º Fórum TCE e Jurisdicionados”, neste ano todo em formato online. Inscrições gratuitas no portal do TCE-PA.

Social
Auxílio do Bora Belém já alcança cinco mil famílias na extrema pobreza. Cláudio Puty, do Planejamento e gestor do programa, anuncia capacitação e formação profissional para mães beneficiadas.

Inteligência
Na Ufra, o grupo de pesquisadores utilizando Inteligência computacional e Deep Learning usa com sucesso, as mesmas ferramentas do combate à covid agora para a detecção de doenças do cacaueiro por meio da análise de imagens. Rapidez, precisão e eficiência prometem aumentar a produtividade e redução dos custos de produção.

Carmo
A Comunidade Sementes do Verbo, que assumiu o Tabor, em Icoaraci, assumiu também o prédio do antigo Colégio do Carmo. O local ganha uma criteriosa reforma para se tornar casa de retiro religioso.

EM ALTA
Hotel
A realização de concursos públicos na cidade deu um refresco para a hotelaria.
Compras
A previsão do Grupo Líder é inaugurar o seu lojão no Guamá, em dezembro próximo.
Opção
O Guamá ficará supercontemplado. Além do Líder, terá um lojão do Formosa na Barão de Igarapé-Miri.

EM BAIXA
Banco
O BB entregou o imóvel da BR-316, ao lado do Eco Park. O plano é fechar cerca de 70 agências.
Golpe!
A Receita alerta: cuidado com empresas que prometem regularizar CPF. Elas acabam roubando dados das pessoas.
Engasga
Comidas típicas estão mais caras nos shoppings. Só um exemplo: um prato de maniçoba custa entre 15 e 20 reais, diz o Dieese.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias